Início Destaque Jardim Botânico do Rio divulga chamamento público para seu novo programa de parcerias

Jardim Botânico do Rio divulga chamamento público para seu novo programa de parcerias

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulga edital de chamamento público para pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar do programa de parcerias voltado a projetos na instituição, sem transferência de recursos financeiros. Referência para o estudo e conservação da flora brasileira, patrimônio histórico nacional e um dos principais pontos turísticos do país, o JBRJ busca parceiros interessados em participar da história da instituição e apoiar suas ações e projetos. Por meio preferencialmente de investimento direto, os parceiros podem abraçar uma ou mais iniciativas relacionadas às diversas áreas de atuação do Jardim, desde a pesquisa científica, acervos histórico-culturais, à educação ambiental.

Com as parcerias, o Jardim Botânico do Rio pretende ampliar o alcance de sua atuação e atingir estratégias pactuadas em âmbito nacional e internacional, galgando patamar de excelência em ciência, cultura, turismo e educação ambiental. Para isso, de acordo com o edital, a instituição busca “parcerias com pessoas físicas e jurídicas que comungam do interesse no desenvolvimento e conservação da biodiversidade e da disseminação e difusão do conhecimento científico, aliados à responsabilidade ambiental e à valorização histórico-cultural inerentes a uma instituição bicentenária”.

As iniciativas vão de apoio a pesquisas científicas à criação e manutenção de espaços e programações culturais. Não haverá transferência de recursos financeiros para o JBRJ. Os projetos serão executados diretamente pelo patrocinador ou indiretamente, por meio de operadores contratados por ele, sob a supervisão técnica do JBRJ. O marco legal publicado em abril deste ano estabelece competências, procedimentos e contrapartidas para a celebração e o acompanhamento das parcerias com transparência e segurança jurídica.

– O parceiro terá a oportunidade de se associar a uma instituição como o JBRJ, com credibilidade nacional e internacional na pesquisa e conservação da flora, que tem importância ambiental, histórica e cultural, e ponto turístico consagrado, que recebe e dissemina conhecimento a milhares de pessoas por ano, entre brasileiros e estrangeiros. Temos um rol de possibilidades muito amplo, com projetos e melhorias para todas as áreas – afirma a presidente do JBRJ, Ana Lúcia Santoro.

Outras informações sobre o programa de parcerias constam no edital de chamamento público, publicado no site do Jardim Botânico do Rio (www.gov.br/jbrj).