Início Plantão Rio Jesuítas: a ordem que dominou o mundo

Jesuítas: a ordem que dominou o mundo

O quinto encontro da série “Biblioteca Fazendo História” em 2012 aborda o tema “Jesuítas: a ordem que dominou o mundo”. Na ocasião, as historiadoras Eunícia Fernandes e Célia Tavares debatem a atuação de um dos mais importantes grupos religiosos da Igreja Católica. A palestra acontece no próximo dia 26, às 16h, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. A entrada é franca.

 
Com mediação de Marcelo Scarrone, pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN), o encontro debate a reportagem principal da edição de junho da publicação. Nesse mês, a RHBN apresenta um especial sobre a Companhia de Jesus. A matéria reconstrói as origens do grupo e revela suas diversas atuações através da história e ao redor do mundo. Há registros da presença de padres da companhia da Amazônia à China.

 
Para discutir o tema, dois historiadores foram convidados. Célia Cristina da Silva Tavares é uma delas. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ela é autora de “Jesuítas e Inquisição: cumplicidades e confrontações”. Além de Célia, Eunícia Barros Barcelos Fernandes participa do debate. A professora da PUC-Rio é Doutora em História. O evento faz parte do projeto Biblioteca fazendo História.

 
A série mensal de debates discute temas relevantes da história do Brasil abordados em cada edição da Revista de História da Biblioteca Nacional. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn).

 
Jesuítas: a Ordem que dominou o mundo
26 de junho na Biblioteca Nacional
Local: Auditório Machado de Assis (Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro/RJ – acesso pelo jardim)
Horário: 16h
Inscrições no próprio local
Entrada Franca (com direito a certificado de participação)
Informações (21) 2220-4300, ramal 215

 
Jesuítas: a Ordem que dominou o mundo
Série “Biblioteca Fazendo História” debate o tema “Jesuítas: a Ordem que dominou o mundo”. Célia Cristina da Silva e Eunícia Barros Fernandes são as convidadas para discutir o assunto. O evento acontece na Fundação Biblioteca Nacional, às 16h, no Auditório Machado de Assis (Rua México, s/ nº – Centro – Rio de Janeiro-RJ). Entrada franca.
 
Assessoria de Imprensa
[email protected]