Início Plantão Brasil Jogadora Marta vai a Serra Leoa

Jogadora Marta vai a Serra Leoa

Considerada a melhor jogadora de futebol do mundo, a brasileira Marta Vieira da Silva foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser embaixadora da Boa Vontade. Por três dias, a atleta ficará em Serra Leoa para estimular a capacitação das mulheres e fortalecimento das entidades de gênero no país. A visita começou hoje (1º).

Os conflitos armados em Serra Leoa se estendem há anos. Segundo organizações não governamentais, as mulheres e crianças são as principais vítimas sofrendo todo tipo de agressão, incluindo sexual. As informações são das Nações Unidas.

Em Serra Leoa, Marta se reunirá com mulheres, jovens e grupos de defesa em apoio às campanhas de defesa de leis que asseguram cotas destinadas às mulheres na área política. No país, 73% das mulheres são analfabetas, apenas 37% conseguem chegar ao ensino secundário e 19% chegam aos bancos das universidades.

Eleita pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), por cinco vezes, a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta tem viajado para vários países a fim de desenvolver programas que levem à redução da pobreza. "Todos nós temos necessidade de contribuir para ajudar a derrotar a pobreza", disse ela, que atualmente joga no New Western York Flash, dos Estados Unidos.

Marta faz parte de um grupo de elite de embaixadores da Boa Vontade, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), que inclui os maiores jogadores de futebol do mundo, entre eles o brasileiro Ronaldo, o francês Zinedine Zidane, o espanhol Iker Casillas e Didier Drogba, da Costa do Marfim. O programa tem também a tenista russa Maria Sharapova e do ator espanhol Antonio Banderas.

 

Fonte: Ag Brasil