Início Plantão Brasil Jogadoras da Seleção Brasileira desabafam sobre falta de incentivo

Jogadoras da Seleção Brasileira desabafam sobre falta de incentivo

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino estreou no domingo (9) com goleada de 4 a 0 sobre a equipe de Portugal na abertura do Torneio Internacional Cidade de São Paulo 2012, no Pacaembu. Após o jogo, o técnico Márcio de Oliveira, que participou de sua primeira partida pela equipe, esteve na coletiva juntamente com a zagueira Fabiana Baiana – eleita a melhor em campo – e a goleira Andreia Suntaque. Diante questões sobre o reconhecimento da Seleção Feminina, as jogadoras foram enfáticas. “Nós da Seleção Feminina ganhamos pouco e ainda somos muito desvalorizadas”, falou Baiana. Já Andreia completou: “Não temos que comparar o time masculino com o feminino. Vestimos essa camisa pelo amor a pátria. Não ganhamos nada e ainda temos uma cobrança enorme em cima de nós”, completa.

 

 

A goleira ainda fala da cultura do país que, infelizmente, só tem olhos para prestigiar o time masculino. “Joguei o ano inteiro sem receber, é complicado, mas agora consegui o patrocínio de uma faculdade e tenho uma bolsa 100% e uma ajuda de custo. Muitas jogadoras têm ajuda de faculdades”, analisa. Porém, sua energia está para o que vem pela frente: “Temos que focar no planejamento das Olimpíadas e com o ciclo de renovação. As coisas vão acontecer”, anima-se.

 

 

Já o técnico Oliveira afirmou que as jogadoras em pouco tempo já demonstram seu talento e que, com muito treino, continuarão a praticar um bom futebol que trará benefícios futuros. “Precisamos nos preparar e formar um time tático, além de desenvolver novos talentos, o que é sempre importante”, afirma. Em relação aos desabafos das jogadoras, o técnico foi direto: “É complicado trabalhar com jogadoras que não recebem, se eu fosse machista não estaria aqui. Temos um projeto para o Futebol Feminino começando pela base, já trabalhei com a categoria Sub 20”, fala.

 

 

“Espero que o Márcio trabalhe e chegue, pois trabalhei com técnicos que trabalham e não chegaram. Não quero ser vice,  quero ser campeã”, finaliza a experiente Suntaque. O próximo jogo do Brasil será realizado nesta quinta-feira (13), contra as mexicanas, no Pacaembu, às 21h50, com transmissão ao vivo pela Band. Na preliminar, Portugal e Dinamarca se enfrentam às 19h30.

 

 

1ª rodada – 09/12

Brasil (4) X Portugal (0) – A atacante Cristiane abriu o placar logo aos 8 minutos de partida, após receber lançamento de Marta, deslocada para atuar mais pelo meio de campo, e assim finalizar com um belo chute cruzado. Já aos 35 minutos, a lateral Fabiana Baiana também aproveitou uma assistência de Marta e ampliou o placar. Marta jogou mais para armar as jogadas e, mesmo assim, marcou o terceiro gol da partida logo aos 2 minutos do segundo tempo. Andreia Suntaque estava atenta no gol brasileiro e fez uma difícil defesa à queima-roupa na única oportunidade de Portugal. Aos 34, a atacante Giovânia, que havia entrado no lugar de Cristiane, fez sua estreia com um gol e definiu o placar da partida: 4 a 0. A Seleção Portuguesa, bem menos experiente do que a brasileira, não conseguiu causar uma boa atuação.

 

 

Dinamarca (5) X México (0) – No jogo de fundo, Dinamarca goleou o México e lidera a chave pelo maior saldo de gol. O único cartão amarelo da rodada foi para Solis, do México. O regulamento prevê que todas as seleções se enfrentem entre si em turno único. As duas melhores seleções voltam a se enfrentar para fazer a final do campeonato. As duas piores disputam o terceiro lugar.

 

 

Sobre o Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino

Desde 2009, o Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino, acontece anualmente, no Estádio do Pacaembu, e já se tornou oficial no calendário da cidade de São Paulo. Sua primeira edição contou com as presenças de Brasil, China, Chile e México tendo a seleção brasileira como a grande campeã. Em 2010 disputaram Brasil, México, Canadá e Holanda e o time canadense ficou com o ouro, deixando as brasileiras com a medalha de prata. Em 2011, participaram as seleções nacionais do Brasil,Dinamarca, Itália e Chile, que terminaram respectivamente em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugar.  Este ano participam as seleções do Brasil, Dinamarca, México e Portugal. Com seleções de peso no cenário internacional, a disputa promete ser muito acirrada.

 

 

Informações à imprensa:  MISASI COMUNICAÇÃO