Início Plantão Brasil Jogos sul-americanos com novo patamar

Jogos sul-americanos com novo patamar

A história dos Jogos Sul-americanos passa a ser contada antes e depois da realização dos Jogos Sul-americanos Medellín 2010. A afirmação é do presidente da Organização Desportiva Sul-americana – ODESUR, Carlos Arthur Nuzman, após acompanhar os 17 dias de competições na cidade colombiana. Para Nuzman, Medellín 2010 estabeleceu uma subida de patamar na organização dos Jogos na América do Sul, a exemplo do que ocorreu com os Jogos Pan-americanos Rio 2007 para o esporte das Américas. “Assim como o Rio 2007 estabeleceu um padrão olímpico para os Jogos Pan-americanos, Medellín 2010 imputou um novo patamar pan-americano para os Jogos Sul-americanos. Foram Jogos muito bem organizados, com instalações esportivas de excelente nível, algumas de padrão olímpico, serviços de primeira linha e um legado social extraordinário. A seriedade que se deve imputar aos Jogos Sul-americanos a partir de Medellín é maior do que se imagina”, afirma Nuzman.

Para o presidente da ODESUR, Medellín 2010 mostrou que realizar os Jogos com esse nível de qualidade é um investimento acertado.  “O Governo Colombiano investiu na organização e na execução do evento, como na construção da Vila Sul-americana e na construção e reforma de várias instalações, e na remodelação de vias públicas e dos dois aeroportos da cidade. As instalações são muito funcionais, arejadas, com boa iluminação e com todo o conforto para o público e todos os que trabalharam no evento. Os voluntários foram irrepreensíveis, assim como toda a força de trabalho.  Além disso, a população lotou todas as instalações e deu um show de participação.  A integração de algumas instalações a áreas carentes da cidade , como a Vila dos atletas e a piscina do pólo aquático, demonstra o poder de inserção da população de baixa renda à sociedade, tendo o esporte como grande motivação”, ressalta.

Durante 14 dias de competições, os Jogos Sul-americanos Medellín 2010 reuniram o recorde de 3.637 atletas dos 15 países que integram a ODESUR. Foram disputadas 42 modalidades esportivas, sendo nove não olímpicas – beisebol, boliche, esqui aquático, futsal, karatê, patinação artística e de velocidade, softbol e squash; 46 locais de competição e cerca de quatro mil voluntários trabalharam no evento. A Vila-sulamericana, a primeira da história dos Jogos, foi erguida em 12 prédios de oito e 12 andares, com um total de 620 apartamentos, que após os Jogos serão vendidos para a população de baixa renda.

O Presidente da ODESUR afirma que o conceito estabelecido pelo Governo Colombiano e pelo Comitê Organizador para a execução dos IX  Jogos Sul-americanos representa mais um importante passo para a consolidação de uma nova era para o esporte da América do Sul. “Vivemos um período de dez anos de profundas transformações no esporte da região. Os Jogos Pan-americanos Rio 2007, agora Medellín 2010 e, por fim, os Jogos Olímpicos Rio 2016 darão papel de destaque para a América do Sul no cenário internacional. Potencialmente, esta é a região do planeta onde o esporte mais pode se desenvolver,  e passar a integrar os pódios mundiais e olímpicos em todas as modalidades”, considera.

Como forma de aperfeiçoar o sistema de gestão da ODESUR, Nuzman afirmou que a entidade contratará um superintendente técnico e outro para a arbitragem, os dois com cargos remunerados.  Os X Jogos Sul-americanos, em  2014, estão previstos para acontecer em Santiago, no Chile. 

Fonte: COBTEXTUAL