Início Plantão Rio Jornada celebra o hábito de ler

Jornada celebra o hábito de ler

 

A Jornada de Leitura do PROLER tem debates, apresentação de monografias, dissertações e tese, lançamentos de livros e três oficinas culturais, com vagas limitadas, dentro de uma maratona com quase dez horas de atrações, neste sábado, 30 de junho. O evento é voltado para crianças, jovens e adultos amantes da leitura, tudo dentro das comemorações dos 20 anos Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), órgão vinculado à Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), criado em 1992. É preciso fazer a inscrição pelo site ou pelos telefones da instituição que fica na Casa da Leitura, em Laranjeiras.

  

 

O evento tem sua abertura às 8h, com a entrega do material aos participantes. Meia hora depois, a mesa “Leitura nas diversas instâncias” inicia suas atividades. O debate contará com a presença de Sônia Tavares(UFRJ/Escola EDEM) – apresentando o tema “Leitura na Biblioteca Escolar”. Maria Teresa Pereira (UERJ) vai tratar da “Leitura na Educação de Jovens e Adultos”. Fechando os debates da mesa, Anderson Ribeiro (UERJ) discute “Leitura na Escola Pública Noturna: percursos de sedução e prazer”.

 

  

A partir das 10h15, alunos de pós-graduação apresentam suas monografias, dissertações e teses sobre leitura na 1ª parte da mesa “Comunicações”. Pela tarde, é a vez de Edna Bueno (UFRJ), Lucília Soares (UFRJ) e Ninfa Parreiras (PUC-RJ) participam da mesa “Literaturas do Brasil, de Portugal, do Timor Leste e de países de língua portuguesa da África” – com início previsto para às 13h30.

 

 

 

A 2ª parte de “Comunicações” acontece de 15h às 17h – quando um Café literário abriga o lançamento dos livros “Navegar pelas letras”, de Ninfa Parreiras, Edna Bueno e Lucília Soares, “Meu avô tem oito anos”, de Sônia Travassos e “O livro dos gatos”, de Estevão Ribeiro. De 17h30 às 19h, especialistas vão trabalhar os temas “Quadrinhos na formação de leitores”, “Leituras de dar medo” e “A literatura fantástica”. Com 30 vagas cada uma, as oficinas serão oferecidas por Estevão da Matta Ribeiro, Isabel Tubino e Ana Cristina Rodrigues – respectivamente.

 

 

As inscrições podem ser feitas por meio dos telefones (21) 2557-7437 e 2556-6730 ou pelo e-mail [email protected]. É necessário informar a oficina desejada já no ato de inscrição. As vagas são limitadas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa