Início Plantão Mundo Jornalista canadense é suspenso por inventar reportagens em zonas de conflito

Jornalista canadense é suspenso por inventar reportagens em zonas de conflito

O jornalista canadense François Bugingo, de 41 anos, foi acusado de ter inventado uma série de reportagens em zonas de conflito nos últimos 20 anos. Ele foi suspenso de todos os veículos para o qual trabalhava. 
 
 
 

Crédito:Reprodução/Facebook
De acordo coma AFP, o diário La Presse publicou em sua edição do sábado (23/5) uma investigação sobre reportagens na Líbia, Somália e Bósnia que o jornalista teria “inventado”. A apuração também coloca em dúvida outras matérias baseadas nos testemunhos dele.
 
 
 
 
Segundo a publicação, o canadense reconheceu em uma entrevista recente que nunca foi a Misrata, na Líbia, onde supostamente realizou uma reportagem. Após a divulgação das informações pelo La Presse, o grupo Media, dono da rede TVA, anunciou a suspensão do jornalista.
 
 
 
 
 
Em comunicado, a direção da TVA declarou que “as alegações contra um de seus colaboradores são importantes e serão levadas a sério”. Por isso, a “colaboração de Bugingo foi suspensa até que se realizem verificações”. O grupo destacou que o jornalista não é empregado do grupo Media, mas um “colaborador”.
 
 
 
 
Bungingo também foi suspenso pelo grupo Cogeco, onde mantinha uma coluna de política internacional na radio 98.5, e dos jornais do Québecor para os quais colaborava, o Diário de Montreal e de Quebec. 
 
 
 
Em sua página no Facebook, o repórter se disse espantado com as afirmações do jornal e reforçou ter produzido reportagens “verídicas e sólidas”. A Federação Profissional de Jornalistas de Quebec (FPJQ), da qual ele é membro, disse que as acusações “mancham a credibilidade da profissão de jornalista”.