Início Cultura Jornalista Ilze Scamparini lança livro no Rio de Janeiro dia (26/01)

Jornalista Ilze Scamparini lança livro no Rio de Janeiro dia (26/01)

A corresponde da TV Globo em Roma e no Vaticano Ilze Scamparini fará uma noite de autógrafos de seu livro ‘Atirem direto no meu coração’, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na quarta-feira, dia (26/01), a partir das 19h.

O evento seguirá todos os protocolos e medidas de segurança orientados pela Organização Mundial da Saúde.

Publicado em novembro pela editora HarperCollins, o livro é o primeiro romance escrito por Ilze Scamparini. A obra é livremente inspirada em fatos reais e conta a história de Yana Milinić. Vítima de uma cultura violenta e do nacionalismo, a bela jovem sérvia carrega traumas das violências que a acometeram da infância à vida adulta e se alista como soldada de milícia na esperança de encontrar respostas a tantos sofrimentos. Até que um encontro inesperado, sob os mísseis das superpotências, dá início a uma mudança de perspectiva em sua vida e em seus planos de guerra.

Assim começa Atirem direto no meu coração, fruto de uma extensa pesquisa da jornalista sobre a guerra do Kosovo. Publicado pela editora HarperCollins, a obra chega em novembro às livrarias de todo o país e apresenta uma narrativa acerca dos embates geopolíticos no Kosovo sob uma perspectiva feminina.

Pouco conhecidos no Brasil, esses conflitos tiveram início em 1945, quando a região, de maioria albanesa e mulçumana, tornou-se parte da Iugoslávia. O país, de maioria sérvia e cristã-ortodoxa, não aceitava suas diferenças étnicas e religiosas, e impunha-lhes restrições severas.

As tensões entre as duas populações deram origem a um movimento separatista que, em 1998, chegou ao ápice dos conflitos civis com a limpeza étnica promovida pelo então presidente Slobodan Milošević. No ano seguinte, sem o aval das Nações Unidas, a Otan iniciou pesados ataques aéreos ao território kosovar, dando início à guerra do Kosovo – e, entre os combatentes sérvios, estava Yana, a protagonista de personalidade complexa e envolvente desta obra.

Nesta eletrizante história de guerra, o leitor é mandado diretamente para o cenário onde tudo aconteceu. Retratando com sensibilidade cenas de sofrimento características dos conflitos bélicos, a jornalista Ilze Scamparini traz em seu romance de estreia, com sua atenção única para os detalhes, um retrato emocionante da força e da resiliência de uma mulher que, em meio a granadas de morteiro, lança à sorte sua própria vida.

Sobre a autora 

Ilze Scamparini é correspondente da TV Globo em Roma e no Vaticano. Foi correspondente em Los Angeles e, durante onze anos, pertenceu ao quadro fixo do Globo Repórter. Neta de imigrantes italianos, nasceu em Araras, interior paulista, onde iniciou sua carreira como jornalista atuando em jornais da região.

Ficha técnica 

Formato: 13,5 x 20,8 cm

Páginas: 304

Preço: R$ 49,90