Jornalistas estrangeiros que estão no Brasil fazendo a cobertura da Copa das Confederações aproveitaram a passagem pelo Rio de Janeiro para conhecer ontem o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, e também o Morro Santa Marta, em Botafogo.
Os visitantes assistiram a uma palestra que apresentou detalhes sobre a nova instalação da Secretaria de Segurança e puderam conferir, de perto, o gabinete de gestão de crise do CICC.
“Uma cidade como o Rio de Janeiro precisava mesmo de um centro de comando como este, que reúne diversas informações e tanta tecnologia. Acho que essa instalação vai ajudar a garantir a segurança dos grandes eventos e de toda a população”, afirmou Maurício Cambará, do jornal El Deber.
Já o fotógrafo Fuad Murillo, que trabalha no mesmo jornal boliviano, elogiou o Rio de Janeiro e contou que se sentiu seguro ao passear pela cidade. “Visitamos até o estádio de São Januário e não tivemos nenhum problema. A cidade é bem policiada”, explicou Murillo.
O subsecretário de Tecnologia da Secretaria de Segurança, Edval Júnior, explicou que o CICC tem capacidade de gerenciar as ações cotidianas da cidade e os grandes eventos. “O gabinete de gestão de crise e o centro de acompanhamento ajudarão na nossa preparação para os eventos e no dia a dia”, disse o subsecretário.
Pacificação impulsiona turismo
Já no Morro Santa Marta, os profissionais da imprensa internacional foram recepcionados com um concerto de boas-vindas, realizado por uma orquestra de violoncelos composta por jovens moradores. Os músicos, que fazem parte do projeto Ação Social pela Música, executaram clássicos da MPB.
“Fiquei emocionada com o concerto e também gostei muito de conhecer o Santa Marta, que tem uma vista linda e moradores simpáticos”, afirmou a jornalista Phylis Lilian Huber, membro da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil.
O subcomandante da UPP Santa Marta, tenente Gabriel Cavalcante, atribuiu a frequente presença de turistas na comunidade ao processo de pacificação. “Temos a estimativa de que aproximadamente 10 mil turistas visitam o Santa Marta mensalmente. Isso é um reflexo da segurança deste local, onde as pessoas podem ter acesso a pontos turísticos, como a Laje do Michael Jackson e o plano inclinado”, disse o tenente.
GOVERNO DO RIO