Início Plantão Rio Jornalistas protestam em Londres contra condenação de equipe da Al-Jazeera no Egito

Jornalistas protestam em Londres contra condenação de equipe da Al-Jazeera no Egito

Na terça-feira (24/6), centenas de jornalistas se reuniram em frente à sede da BBC, em Londres, para protestar contra a condenação de três profissionais da rede de TV catariana Al-Jazeera no Egito. Com fitas na boca, os manifestantes fizeram um minuto de silêncio e ergueram cartazes pedindo a libertação da equipe.

 

Crédito:Reprodução/BBC
Segundo o Huffington Post, a campanha “#journalismisnotacrime” (“Jornalismo Não é Crime”, em português) se espalhou pelas redes sociais e levou à mobilização da última terça. Apresentadores de TV e rádio britânicos, além de correspondentes e editores de alguns dos principais veículos internacionais, se manifestaram no Twitter com o gesto simbólico de tampar a boca.
 
 
 
 
 
 
 

Crédito:Reprodução/Twitter
Jornal americano também protestou contra abuso do governo egípcio
 
 
 
O New York Times também aderiu à campanha. A edição da última segunda-feira (23/6) do jornal deixou sua última página em branco, apenas com os dizeres ao rodapé: “É isso que acontece quando você silencia jornalistas. Mostre seu apoio. Jornalismo não é crime”. Em seguida, a hashtag “#FreeAJStaff” (“Libertem a equipe da Al-Jazeera”).

 

 

PORTAL IMPRENSA