Secretaria de Educação dá prêmio a estudantes
Uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer os pontos turísticos da Cidade Maravilhosa é o prêmio que estudantes do interior que obtiveram o melhor desempenho nas provas do Saerjinho ganham da Secretaria de Educação. A premiação faz parte do projeto Jovens Turistas, que já beneficiou 378 alunos da rede estadual desde setembro, quando foi divulgado o resultado do primeiro exame bimestral.
No último fim de semana, 42 estudantes do Ciep Professor Vasco Fernandes da Silva Porto, de Carmo, na Região Serrana, visitaram o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e o Museu do Maracanã e também foram ao teatro. O programa Jovens Turistas contempla os alunos do Ensino Médio dos três colégios vencedores nas provas de Português e Matemática do Saerjinho, que ajuda a avaliar e melhorar a qualidade do ensino. Além disso, estimula a participação dos estudantes na prova bimestral. "Este projeto faz os jovens olharem o mundo de uma forma diferente, aprendendo ainda mais sobre cultura e história. Eles podem trocar experiências com os colegas em sala de aula, enriquecendo o conhecimento – afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.
Escolas de Santa Maria Madalena e Itaperuna preparam roteiros
Durante a subida ao Cristo Redentor, Carlos Henrique Ferreira de Oliveira não tirou os olhos da Floresta da Tijuca. Aos pés do monumento, o jovem aproveitou para tirar fotos de outros cartões-postais, como o Pão de Açúcar. "É a primeira vez que vejo o Cristo Redentor de pertinho. Foi emocionante estar no Corcovado ao lado dos meus amigos. É uma linda viagem, que me incentiva a ser cada vez melhor nos estudos", afirmou o aluno do 1° ano do Ensino Médio. "Conhecer o Rio era um sonho que se tornou realidade. O Rio fica ainda mais lindo visto do alto, do Cristo Redentor. Agora, queremos estar sempre entre os primeiros colocados do Saerjinho", disse Maianara Azevedo, também do 1° ano do Ensino Médio.
Além do Ciep Professor Vasco Fernandes, as escolas Barão de Santa Maria Madalena, de Santa Maria Madalena, e Luiz Ferraz, de Itaperuna, já preparam os seus roteiros turísticos, que incluem também visita à Praia de Copacabana.
Fonte: Governo do Rio