O seminário Pré-sal e o Desenvolvimento Regional será realizado amanhã e na quinta-feira, das 9h às 18h, no auditório da Fecomércio (Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, será um dos palestrantes do primeiro tema a ser debatido na quarta-feira, “O Pré-sal e a Economia Fluminense”. Bueno defenderá a posição do Rio na discussão sobre o sistema de partilha dos recursos da nova camada e apresentará oportunidades de negócios relativas à área recém-descoberta.
O seminário será promovido pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ).
Amanhã, além de Bueno, o primeiro debate terá como palestrantes o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, e o professor da UFRJ e ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa.
Em sua palestra, Bueno defenderá os interesses do Rio, questionando o projeto do relator Henrique Eduardo Alves (PMDB-PR), que propõe mudanças no regime de exploração para o pré-sal e na divisão dos royalties.
Ao também falar sobre as oportunidades de negócios para o Rio com o pré-sal, o secretário lembrará que o Rio é o centro da energia do país, sediando ainda o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).
Bueno destacará ainda outras vantagens do Rio, onde estão 60% do pré-sal: além de abrigar 80% do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o estado é o único da federação em que todos os bens de capital não pagam ICMS. A preocupação com a base supridora de matérias-primas será outra questão a ser ressaltada por Bueno.
O Parque Tecnológico da UFRJ já abriga três centros de pesquisas destinados ao pré-sal. Entre eles está o primeiro de uma multinacional a se instalar na América Latina com esse objetivo, o do grupo francês Schlumberger – líder mundial em tecnologias de sísmica e caracterização de reservatórios de petróleo.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico