Início Plantão Rio Júlio Lopes analisa funcionamento do bilhete único

Júlio Lopes analisa funcionamento do bilhete único

O secretário estadual de Transportes do Rio, Julio Lopes, comentou, nesta segunda-feira, o funcionamento do bilhete único intermunicipal. Só neste fim de semana, mais de 600 mil pessoas utilizaram o cartão.

– Estivemos hoje, desde seis horas da manhã na Central, e também verificamos todos os leitores em Metrô, Supervia. Obviamente, sempre haverá problemas pontuais. Houve quatro problemas nas barcas, mas já anotamos o nome destas pessoas e elas serão ressarcidas – disse o secretário.
Segundo Lopes, muitas pessoas já estão se beneficiando com o Bilhete Único. Cerca de 40% da população não tinha a mobilidade que está tendo com o novo serviço.

– Dezenas de pessoas que moram em Guapemirim, Piabetá, por exemplo, que tinham um gasto de R$ 12 para vir para o centro do Rio de Janeiro estão podendo retornar para casa todos os dias. Elas vinham para o Rio e dormiam no emprego, não tinham condições de retornar. São domésticas, profissionais liberais, autônomos – acrescentou.

De acordo com Julio Lopes, à medida que a secretaria possa quantificar e identificar os usuários haverá a possibilidade de se pensar em aumentar o benefício e o tempo entre as viagens. Entretanto, o aperfeiçoamento do bilhete único só poderá ser realizado com cautela e responsabilidade, pois o sistema depende da capacidade orçamentária do estado.

– Temos o sistema mais moderno do mundo. Nosso objetivo é atender da melhor maneira possível, mas precisamos ter responsabilidade em relação ao orçamento. Para ampliarmos o benefício será preciso quantificar as mudanças de hábitos – completou.

 

 

Fonte: Secretaria de Transportes