O secretário de Transportes Julio Lopes, o secretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, o subprefeito da Zona Sul, Bernardo Carvalho, se reuniram nesta quarta-feira (14/10), com moradores de Ipanema para debater questões relacionadas à qualidade de vida de quem vive e trabalha no bairro. Um dos assuntos de maior destaque do encontro, que aconteceu no auditório da Universidade Cândido Mendes, foi a proximidade da inauguração da primeira estação de metrô de Ipanema, que vai facilitar a vida de mais de 80 mil pessoas diariamente, além de ser um importante equipamento para o fortalecimento do turismo local.
O público apresentou dúvidas em relação à transferência do ponto dos ônibus de integração do metrô, atualmente localizado na Rua Siqueira Campos, em Copacabana, para a Rua Visconde de Pirajá, na altura da Praça General Osório, em Ipanema. O secretário Julio Lopes esclareceu que não haverá acúmulo de veículos parados no local, onde atualmente há um estacionamento para carros, que deverá ser desativado pela Prefeitura. A quantidade de veículos também deverá diminuir, já que, em consequência da extensão dos trilhos subterrâneos até o bairro considerado o mais charmoso do Rio, não será mais necessária a operação a linha de integração Copacabana/Ipanema.
– O ponto dos ônibus de integração do metrô não será um terminal rodoviário. A área será direcionada apenas para embarque e desembarque de passageiros, sem que o trânsito da Rua Visconde de Pirajá seja afetado, já que se trata de uma alça adjacente à via. O espaço comporta até seis ônibus simultaneamente, o que vai contribuir para que não se formem filas nem aglomeração de pessoas na calçada – afirma o secretário.
Outra questão abordada foi a reconstrução de um depósito que funcionava em situação precária na Rua Teixeira de Melo, onde vendedores ambulantes guardavam seus carrinhos e outros equipamentos de trabalho. O secretário explicou que, conforme relacionado no cronograma das obras do metrô, a construção de um novo local, muito mais digno e adequado, será iniciada assim que o acesso da Teixeira de Melo estiver concluído, em março. O galpão vai funcionar atrás do edifício garagem, localizado na Rua Barão da Torre, ao lado de onde está sendo erguido o elevador que ligará as comunidades do Pavão/Pavãozinho à estação General Osório.
Fonte: Secretaria de Transportes