Início Plantão Barra Julio Lopes visita obras da Linha 4, na Barra

Julio Lopes visita obras da Linha 4, na Barra

Foi dada a largada para o início das obras do metrô para a Barra da Tijuca. O bairro já conta com diversos pontos de intervenção do Governo do Estado, e o trânsito da região já está se adaptando às mudanças. Além de equipes técnicas desenvolvendo estudos e sondagens de solo na Avenida Armando Lombardi – por onde o metrô passará em vias elevadas até a altura do Shopping Barra Point, onde ficará a estação –, está sendo construída uma nova pista para automóveis na Estrada da Barra da Tijuca. A pista está sendo instalada ao lado da atual via de fluxo, que dará espaço para o primeiro canteiro de obras, a partir de 26 de junho. Durante este feriadão, o ex-secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, visitou o local de início das obras e gostou do que viu.
 
O canteiro será instalado junto à cadeia rochosa do maciço da Tijuca, por onde os trens passarão até a Gávea. No momento, uma equipe com 22 homens trabalha no local, além de organizadores de tráfego, que informam e sinalizam as mudanças aos motoristas. A previsão é de que em três semanas os 400 metros de pista já estejam prontos, e o tráfego já possa ser desviado. A via terá duas faixas de rolamento, com 7,5 metros de largura, além de uma calçada para pedestres, com 1,5 metro.
 
– A Linha 4 deixou o campo das ideias e está se efetivando. As equipes do Governo estão avançando bastante nas sondagens de solo e dentro de pouco tempo começarão também as detonações nas rochas. É uma alegria muito grande ter participado ativamente do início deste projeto e estou certo de que a população do Rio de Janeiro só tem a ganhar com a viabilização da extensão do metrô até a Barra – disse Julio Lopes.
 
Os moradores da Zona Oeste estão felizes com o início das obras e confiantes de que a nova Linha será fundamental tanto para o aquecimento da economia local, como para a melhora da mobilidade urbana.
 
– Acho que a ficha ainda não caiu para nós, que viemos de Jacarépagua, Recreio e da própria Barra. Estávamos muito ansiosos pelo início destas obras, afinal, sonhamos com isso há mais de 20 anos. É uma alegria ver estes homens trabalhando aqui, e saber que, agora vai – comemorou a bancária Sandra Castanheira, 53 anos, moradora do Recreio dos Bandeirantes.
 
A primeira estação da Barra será subterrânea com duas saídas, uma para cada lado da Av. Armando Lombardi. A nova linha contará com um elevado, que ligará o Maciço da Tijuca a Avenida Armando Lombardi, passando entre as duas pontes do Itainhangá.
 
Ao lado do shopping já está montado um stand, onde a população pode obter informações e esclarecer dúvidas sobre as obras.

 

Fonte: Assessoria