Início Plantão Rio Justiça Federal exige explicação sobre Enem

Justiça Federal exige explicação sobre Enem

A Justiça Federal no Ceará exigiu explicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre o pedido do Ministério Público Federal no estado de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana. O MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado pela Justiça.
 
Na última quinta-feira (27), o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) entrou com uma ação civil pública pedindo a anulação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, ou a anulação de 14 questões iguais às do exame. Além disso, o procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a suspensão da medida do Ministério da Educação (MEC) que anula o Enem para 639 alunos do colégio Christus.
 
As questões do Enem de 2011 vazaram do pré-teste aplicado em outubro do ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A informação foi confirmada pelo (MEC).
 
Os alunos do Colégio Christus tiveram acesso as questões semelhantes às do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no último final de semana. Segundo o Inep, eles participaram do pré-teste do Enem em 2010, mas não poderiam ter ficado com o caderno de questões. O Inep pode anular as provas do Enem feitas pelos alunos da escola cearense.
 
O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o suposto vazamento do conteúdo da prova e já estuda cancelar o teste aplicado a 639 alunos de uma escola particular de Fortaleza (CE).
 

Fonte: Agência Rio