Início Plantão Brasil Lagoa Viva marca presença na Sustentável 2009

Lagoa Viva marca presença na Sustentável 2009

O Instituto Ecológico Lagoa Viva, representado por Donato Velloso (Presidente) e Álvaro Nassaralla (Dir. de Comunicação e Marketing), estiveram presentes no maior congresso sobre sustentabilidade da América Latina: a Sustentável 2009.

Realizado no Teatro TUCA – PUC-SP, o evento abordou temas como Educação para a sustentabilidade, empreendedorismo social e ambiental, energia e mudanças climáticas, entre outros.

Palestras da Sustentável 2009 foram transmitidas pela internet, além de contar com um grupo de universitários enviando posts em tempo real para o Twitter. Fernando Almeida, Presidente do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), realizador do evento, falou sobre a importância da internet no processo de mudanças necessárias para que alcancemos uma economia sustentável e mais justa:

_ A internet representa um novo paradigma em termos de acessabilidade. Ela é uma ferramenta que deve ser usada para divulgar o que é bom, para que possa ser replicado, e o que é de ruim, para ser evitado. Dessa forma, podemos garantir a manutenção das futuras gerações para os cuidados com a ecologia. Sem a internet não teríamos chegado aonde chegamos.

Um dos destaques foi o indiano Manish Tripathi, Presidente da Fundação Dabbawala, que é uma cooperativa de trabalhadores que entregam mais de 200 mil marmitas por dia na cidade de Bombaim. Ele defendeu que a sustentabilidade não está mais próxima de profissionais com MBA (pós-graduação) e, sim, de profissionais que trabalham com amor e noção de sua contribuição para o todo. Ele ainda afirmou que o sistema Dabbawalla funciona totalmente sem tecnologia, onde apenas um sistema de códigos é o suficiente para que mais de 5.000 entregadores de marmitas façam seu trabalho com a eficiência que faz deles referência mundial em logística.

A Sustentável 2009 funcionou como um palco onde a contradição de pontos-de-vista e soluções mostrou-se fundamental para que se busque uma sustentabilidade realmente viável para o mundo. E apesar de toda essa avalanche de idéias e soluções apresentadas, uma coisa ficou óbvia: não temos tempo a perder.

Instituto Ecológico Lagoa Viva   www.pactoderesgateambiental.org
CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) http://www.cebds.org.br/cebds/
Sustentável 2009   http://www.sustentavel.org.br/

 

Fonte: Instituto Ecológico Lagoa Viva