Início Plantão Brasil Lançada biografia de Lula

Lançada biografia de Lula

A Geração Editorial lança neste final de ano uma biografia crítica do presidente Lula que sem dúvida provocará polêmica – como quase todos os livros que essa editora publica na área do jornalismo e da política. “Lula do Brasil – a história real”, chega às livrarias com alta tiragem e um caderno de fotos com 96 páginas, com 112 imagens em preto e branco e coloridas do arquivo pessoal do presidente e de agências nacionais e internacionais.

Escrita por um inglês – Richard Bourne, um brasilianista de renome mundial que viveu no Brasil nos anos 60, é autor de um livro sobre Getúlio Vargas e atualmente trabalha na Universidade de Londres – o livro apresenta o presidente brasileiro como o maior líder brasileiro da atualidade e um dos mais populares do mundo, mas sem encobrir o que chama de suas deficiências.

– Decidimos publicar o livro de Mr. Bourne, no momento em que uma biografia popular e um filme chegam ao mercado, porque consideramos importante oferecer aos leitores uma visão imparcial, serena e equilibrada, que nos dá um retrato muito límpido e justo do homem, do mito e do estadista popular que, por suas ações, conquistou em vida o seu lugar na História – justifica Luiz Fernando Emediato, editor e sócio da Geração Editorial.
A história real
O livro de Richard Bourne conta a história de Lula, “do Nordeste ao Planalto”, como uma “odisséia inigualável que se entrelaça com os principais acontecimentos do Brasil contemporâneo”. O autor fez um prefácio especial para a edição brasileira – o livro saiu apenas na Inglaterra e nos Estados Unidos – e após analisar a trajetória “extraordinária” do presidente, conclui que ele participou ativamente da história do país nos últimos 40 anos e, mesmo fora do governo, continuará influindo na política brasileira.

“É difícil imaginá-lo aposentado”, escreve Bourne, “e ele já disse que Marisa (mulher do presidente) seria contra ele terminar seus dias em uma casa de praia no Nordeste. Enquanto viver ele será uma influência na política brasileira”.  O pesquisador inglês acredita que “seja na ONU ou na OMC, sua diplomacia e a de seu país poderão estar ajudando a reduzir as injustiças do mundo”.

E continua: “Suas forças e suas fraquezas são conhecidas. O caráter de conto de fadas de sua própria vida é tão familiar aos brasileiros quanto seu dedo amputado. O presidente trabalhador ainda está trabalhando. (…) Seu desafio é pessoal.”

Na apresentação do livro para os brasileiros, o editor Luiz Fernando Emediato – que era jornalista e participou de várias coberturas envolvendo o Lula sindicalista e candidato, inclusive o tenso debate com Collor em rede nacional, na campanha de 1989 – relembra seus contatos com Lula, as divergências e a incompreensão de muitos de seus atos e, finalmente, o apoio ao presidente. Emediato, além de editor, é consultor da Força Sindical, cujo presidente, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, que se elegeu deputado pelo PDT, fez oposição ao governo no primeiro mandato e passou a compor a base de apoio ao governo no segundo. “Um apoio crítico, bem entendido. Mas apoio e ponto”, conclui.

O livro pretende contar a história “real” do homem, do sindicalista e do político Lula, da infância pobre no Nordeste ao topo da carreira, quando ele se tornou um dos mais populares líderes mundiais. Richard Bourne vai com emoção e poesia às origens de Lula e o acompanha, junto com a mãe heróica e os irmãos sofridos, em sua triste trajetória de menino pobre, adolescente especial e sindicalista. Acompanha sua ascensão como líder de massas, a fundação do PT, as lutas contra a ditadura militar e suas incansáveis tentativas de se eleger presidente da República.

Ele também analisa com rigor seu governo marcado pela controvérsia e ao mesmo tempo descortina um rico panorama do Brasil pós-ditatorial, com ênfase nas dificuldades enfrentadas pela nova democracia, renascida após um regime totalitário de 20 anos que estagnou o crescimento do país, entorpeceu suas instituições, oprimiu seu povo e o tornou presa fácil de elites egoístas e políticos aventureiros.

“Com seu estilo fluente e conhecimento profundo das engrenagens da política sul-americana”, afirma a editora, o autor “transforma a trajetória pessoal de um mito no capítulo mais recente da rápida modernização do Brasil — apresentando Lula como digno de admiração por seu pragmatismo, bom humor e desejo sincero de arrancar os brasileiros pobres da mesma pobreza de onde saiu, mas também passível de crítica — sempre posicionando o personagem dentro de seu contexto histórico, seja ao salientar a astúcia com que Lula manipulou o sistema político existente para chegar ao poder, seja ao descrever a árdua tarefa enfrentada pelo presidente de governar uma das maiores nações do planeta, equilibrando as exigências internas de uma população ainda majoritariamente pobre contra as forças inexoráveis da globalização econômica.”
Sem ódio e inveja
Emediato avalia que a biografia analítica de Richard Bourne é, ao final, “bastante simpática ao presidente”, mas que poderá eventualmente desagradar “a alguns petistas e sindicalistas que tendem a ver seu chefe quase que como uma espécie de deus. Trata-se, sem dúvida, de um personagem extraordinário, que, como já disse, conquistou em vida o seu lugar na História, mas falhou em alguns momentos, o que não é nenhuma tragédia”.

– O importante – conclui o editor – é que o livro foi escrito por alguém distante de seus personagens e dos conflitos aqui reinantes.  Portanto, isento de partidarismo, condescendência, ódios ou inveja.
Richard Bourne está estudando a possibilidade de vir ao Brasil em janeiro, e a editora já solicitou uma audiência dele com o biografado. “Bourne me disse que quer fazer duas perguntas ao presidente, para incluir numa próxima edição do livro”, diz o editor. Acho que pode ser um bom encontro.

DEPOIMENTOS
“Os livros de Denise Paraná e o filme de Fábio Barreto contam a história emocionante e épica de Lula. O livro de Richard Bourne faz a mesma coisa – mas também a explica.

 

 

Fonte: Assessoria