Você sabia que o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo começou no esporte através do judô? E que o ginasta Diego Hypólito usava óculos de lente grossa, no estilo “fundo de garrafa”, com 15 graus de hipermetropia e astigmatismo? E que o campeão olímpico de vôlei Tande literalmente dormia com a bola? Essas e outras curiosidades estão no livro ‘Manual do pequeno atleta’, da jornalista Rosane Araújo, mais recente lançamento do Selo COB Cultural, parceria do Comitê Olímpico Brasileiro com a editora Casa da Palavra. A noite de autógrafos, realizada na quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro, contou com a presença de diversas personalidades que marcaram a história esportiva do país, como os medalhistas olímpicos Marcus Vinícius Freire (superintendente executivo de esportes do COB), Bernard Rajzman, Flávio Canto, Sandra Pires, Jackie Silva, Tande, Emanuel, Leila e Adriana Samuel, além de Diego Hypólito, Daniele Hypólito e Luísa Parente, da ginástica artística.
A obra revela as histórias de infância de 18 dos maiores ídolos do esporte nacional — que nunca tinham sido reunidos em um mesmo livro — e desvenda como cada um se descobriu atleta. César Cielo, Zico, Oscar, Guga, Gustavo Borges, Diego Hypólito, Flávio Canto, Maurren Maggi, Claudinei Quirino, Janeth, Fernando Meligeni, Luisa Parente, Emanuel, Tande, Paula Pequeno, Bruno Souza, Meg e Natália Falavigna formam a seleção de craques do Manual do pequeno atleta.
“É fundamental despertar nos jovens costumam a vontade de ler, de manusear um livro. Nessa idade em que os jovens costumam ter mais contato com livros didáticos, um livro que não trata especificamente de assuntos escolares é algo muito atraente e também educa. O interessante no Manual do Pequeno Atleta é que as crianças veem que todos os atletas retratados no livros têm semelhanças com eles. Isso os incentiva a iniciar na prática esportiva”, comentou a diretora cultural do Comitê Olímpico Brasileiro, Christiane Paquelet.
Escrito por Rosane Araújo, com colaboração de Silvia Marta Vieira e ilustrado por Axel Sande, o Manual do pequeno atleta conta a história dos personagens da turma do Tico, um grupo de crianças moradoras de um mesmo bairro que descobrem uma quadra de esportes abandonada e partem para uma “investigação” do que já aconteceu naquele espaço. A partir daí, a obra mistura ficção com realidade ao promover uma interação entre os personagens da turma do Tico com atletas de verdade e suas histórias. As crianças vão ao encontro desses atletas e são as mediadoras e condutoras das lembranças de infância. Assim, aprendem as curiosidades da vida de cada um, dicas de exercícios, truques e como levar uma vida mais saudável através da prática de esportes e uma boa alimentação.
“A ideia do Manual do Pequeno Atleta surgiu há oito anos. No começo eram apenas seis atletas entrevistados, mas o projeto cresceu e acabou com 18 participantes. Esta é a primeira publicação esportiva de forma biográfica feita para crianças. O livro procura mostrar a riqueza das histórias desses atletas, com todas as dificuldades que eles passaram quando crianças. Essas experiências demonstram que eles eram pessoas comuns na juventude e servem de inspiração para a formação de novos atletas. São lições não só para a prática esportiva, mas também para uma vida saudável”, disse Rosane Araujo, autora do livro.
Engana-se quem pensa que o Manual do pequeno atleta é voltado apenas para o público infanto-juvenil. Com uma linguagem divertida voltada para todas as idades, o livro possui os elementos necessários para agradar a família inteira.
Criado em 2005, numa parceria entre o COB e a Editora Casa da Palavra, o Selo COB Cultural tem como objetivo incrementar o mercado editorial esportivo e desenvolver uma cultura esportiva no Brasil, eternizar documentos da história olímpica brasileira.
Os autores:
Rosane Araújo é jornalista esportiva e trabalha na TV Globo desde 1987. É mãe de Daniel, pequeno atleta das raquetes, bolas e piscinas.
Silvia Marta Vieira é co-autora de quase duas dezenas de livros da coleção “O que é”, da Casa da Palavra. Jornalista e produtora editorial, trabalhou no Comitê Organizador dos Jogos Rio 2007. Tem um filho, Bernardo, seu principal incentivador, leitor e crítico.
Axel Sande é membro da Society of Illustrators de Nova York e é associado à Associação dos Designers Gráficos do Brasil. Pelo selo COB Cultural, já ilustrou o livro Fique por dentro – Esportes Olímpicos. É pai do Maximiliano e da Gabriela.
Fonte: COB Textual