Início Plantão Rio Lançado projeto Pedala Rur

Lançado projeto Pedala Rur

 Por Ascom da Secretaria de Transportes No ano em que inicia as comemorações de seu centenário, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) se une à Secretaria Estadual de Transportes para implantar em todo o campus o Projeto Pedala Rural, como parte do Programa Rio, Estado da Bicicleta. A iniciativa, que prevê o aumento do uso da bicicleta em toda a área universitária, será uma das primeiras ações do protocolo de intenções assinado nesta terça-feira (20/10), pelo secretário estadual de Transportes Julio Lopes e pelo Reitor Ricardo Motta Miranda.
Com o convênio, a Secretaria vai disponibilizar o quadro técnico do Programa Rio, Estado da Bicicleta para que a UFRRJ possa implementar ações de fomento ao uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Além disso, espera-se que, num futuro próximo, sejam iniciadas linhas de pesquisas nas diversas disciplinas da faculdade, cuja temática seria a bicicleta e seus benefícios.

O uso da bicicleta como meio de transporte, permitindo o alcance de um padrão de mobilidade sustentável, reduzindo emissão de gases poluentes no meio ambiente, e trazendo mais qualidade à população, foi o tema da palestra proferida por Julio Lopes, que lotou o auditório da Universidade. A plateia, formada por alunos, professores e corpo técnico pôde ter uma ideia da urgência em se pensar alternativas de mobilidade para diminuir o uso de automóveis e, até mesmo, de transportes urbanos. Exemplos de grandes cidades como Paris, Berlim e Londres, que adotaram a bicicleta como meio de transporte, foram citados durante a apresentação. O secretário acredita que a UFRRJ possui características que facilitam muito a adesão ao Programa.

– A Rural já tem impressa no seu cotidiano a cultura da vida sustentável e da qualidade. Disciplinas que somente são oferecidas aqui, como Economia Doméstica e Licenciatura em Ciências Agrícolas, provam isso. Trazer a filosofia do uso da bicicleta para as salas de aula, e para o dia-a-dia da população universitária, vai permitir um avanço significativo para as ideias de desenvolvimento e crescimento da Universidade, que completa 100 anos de vida em 2010 – prevê o secretário.

Fundada em outubro de 1910, a Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro é a segunda maior da América Latina. São 10.700 alunos de graduação e pós-graduação, além de um corpo docente composto por 860 professores. A UFRRJ é referência nacional em questões como desenvolvimento sustentável do meio ambiente e saúde das pessoas. Para o Reitor Ricardo Motta, o incremento do uso da bicicleta vai fortalecer a cultura de Seropédica, onde a Universidade está localizada. Segundo Ricardo, desde a década de 60, o uso da bicicleta como meio de transporte é priorizado pelos moradores da região.

– A Universidade Rural já tem uma ciclovia que vai desde o portão de entrada da Universidade até o quilômetro 49 da BR-465, antiga Rio-São Paulo. São 3,5 quilômetros de via exclusiva para bicicletas. Com esse convênio, vamos poder criar novas frentes para o uso desse meio de transporte na região – comemora o Reitor.

Para Cleber Vinícius, aluno do 4º período de Engenharia Florestal, a UFRRJ, a partir do Projeto Pedala Rural, vai se tornar referência na questão da qualidade ambiental.

– Uma das condições fundamentais para o desenvolvimento agrário é a qualidade de vida do homem. Por isso, privilegiar a bicicleta como meio de transporte é trabalhar para a melhoria da vida das pessoas – completa o estudante.

Após a palestra, o secretário Julio Lopes convidou o Reitor Ricardo Motta, a Vice-reitora Ana Maria Dantas e os outros participantes da mesa para uma pedalada pela ciclovia da Universidade. Durante o evento foram sorteadas cinco bicicletas.
 
 

Fonte: Governo do Estado do Rio