A artista plástica Marcia Clayton mostra outras facetas do seu lado artístico e lança nesta segunda, dia 17, às 19h, na Livraria Argumento do Leblon o livro-objeto “Dublinia”, que reúne duas séries de poemas e duas fotogravuras assinadas por ela.
A primeira série de poesias, que dá nome ao livro, foi escrita durante uma viagem a Dublin, e a segunda, “Obituarius Series”, após uma leitura seletiva das páginas de obituário da revista inglesa “The Economist”. O livro foi impresso em tipografia, e sai com o selo independente DOT.
Como artista plástica, Marcia é conhecida por mostrar o universo feminino por ângulos diferentes. Uma de suas obras mais conhecidas é “Game Free”, jogo de dominó em absorventes pretos.
Marcia conta sobre o livro:
1 – Como surgiu “Dublinia”?
Os poemas acontecem durante uma viagem à Dublin, em novembro de 2011. A série “Dublinia” me acontecia diariamente. Situações pitorescas, como participar de uma roda de leitura entre dublinenses tentando desvendar os enigmas de Finnegans Wake, de James Joyce, numa farmácia desativada na hora do almoço de uma segunda-feira, ou conhecer a neta da grande amada do poeta Yeats, e outras historias, me enchiam do mesmo ar que esses escritores haviam assimilado. Chegando em casa, a vontade de produzir um livro tipográfico que, pelo feitio e gesto, se aproximasse daquelas memórias e cenário, aconteceu mais uma vez naturalmente. Após a conclusão dessa série, a “Obituarius Series” nasceu como o avesso da primeira, em viagens há muito empreendidas por personalidades pouco conhecidas, mas que a poesia tenta resgatar.
2 – Quais são seus projetos para o ano que vem?
Para o ano que vem, aproveitando o selo DOT, criado para essa produção independente, a ideia é publicar novos poetas que se identifiquem com o bater surdo de prensas na noite da Gráfica Marly, na Zona Portuária do Rio.
A Livraria Argumento fica na Rua Dias Ferreira 417. Telefone: 2239-5294.