Início Plantão Rio Lapa presente aumenta segurança do Rio Antigo

Lapa presente aumenta segurança do Rio Antigo

 

 

As ruas da Lapa e do Rio Antigo estão ainda mais seguras. Há dois anos, agentes da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Estado de Governo, patrulham diariamente a região a pé, de bicicletas e em viaturas, aumentando a sensação de segurança de quem circula pelo bairro.

Os números mostram como as ações da Operação Lapa Presente estão sendo bem-sucedidas. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), analisados pelo Laboratório de Análise Criminal da Polícia Militar, comparando o ano de 2013, quando não havia a Operação, e o ano de 2015, houve queda de 95% dos roubos e 93% dos registros de furtos na região.

Para o secretário de Estado de Governo, Paulo Melo, os agentes têm a missão de garantir o direito de ir e vir de moradores e frequentadores da Lapa.
 

– A Operação Lapa Presente vem dando certo graças à integração entre os órgãos públicos e o envolvimento de todos nessa importante região do Rio. Muitas mudanças são perceptíveis, não só no aumento da segurança, mas também nas melhorias quanto ao ordenamento urbano – disse o secretário.
 

Fazem parte da ação 135 agentes, sendo 76 policiais militares e 59 agentes civis. Eles trabalham uniformizados com coletes identificados e reflexivos. O coordenador da Operação Lapa Presente, capitão Mairon Bandeira, ressaltou que todas as abordagens realizadas são filmadas.

– Alcançamos índices extremamente importantes, com quase 460 foragidos da Justiça capturados, e mais de 4,4 mil presos por ocorrências como porte de drogas e situações irregulares. A Operação alcançou sucesso e credibilidade junto à sociedade e, não à toa, foi multiplicada. Hoje, temos mais três locais, Méier, Aterro do Flamengo e Lagoa Rodrigo de Freitas, com operações inspiradas no tipo de policiamento que temos na Lapa – afirmou o coordenador.
 

Integração

O trabalho da Operação Lapa Presente é integrado com as polícias Civil e Militar, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal, a Comlurb, a Secretaria Municipal de Conservação, a Rio Luz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Além do serviço de ronda policial, são realizados acolhimento de moradores de rua, manutenção e conservação do bairro, melhorias na iluminação, coleta de lixo, além do ordenamento público e repressão ao estacionamento irregular e a cambistas.

Há dois anos, a assistente social da Secretaria de Estado de Governo Simone Sarmento atua no acolhimento de moradores de rua que são encaminhados para abrigos da Prefeitura do Rio.
 

– Aqui, na base da Operação, eles são atendidos individualmente, cadastrados e encaminhados para o acolhimento ou centros de recuperação. Além disso, os moradores do bairro têm nossos agentes como referência e se sentem mais seguros. Os turistas também aprovam a ação – ressaltou Simone.


Mais de 2,3 mil ligações no Disque Lapa Presente

Desde a sua implantação, em 1º de janeiro de 2014, até a madrugada de 2 de janeiro de 2016, foram realizadas quase 20 mil ações de acolhimento de moradores de rua, mais de 4,4 mil pessoas foram presas, 459 mandados de prisão foram cumpridos, sendo 48 por tráfico de drogas, 22 por homicídio, 207 por roubo, 92 por furto e 90 por outros crimes. Foram registradas 72 apreensões de drogas e 175 veículos foram rebocados.

Neste período foram detidas mais de 3 mil pessoas por porte de entorpecentes, sendo 134 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 92 pessoas por porte de arma branca, 21 por portar arma de fogo, 319 por roubo e furto e 958 por outros delitos.

 

A Operação Lapa Presente atua de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h, e às sextas-feiras e aos sábados, das 21h30 às 5h30. Denúncias e informações que ajudem no trabalho dos agentes podem ser feitas pelo Disque Lapa Presente: 97954-2424. Desde a criação deste canal de comunicação, 2.335 ligações foram registradas.