Início Plantão Rio Lapa Presente supera marca de 20 mil acolhimentos

Lapa Presente supera marca de 20 mil acolhimentos

 

Ação Lapa Presente

 

Montada em frente aos Arcos da Lapa, a tenda da Operação Lapa Presente, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, já se tornou ponto de referência para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação permanente, que tem o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir de quem trabalha e frequenta a região do Rio Antigo, ocupa também a função de atender a moradores de rua e pessoas que buscam algum tipo de orientação e não têm moradia fixa. Lançada ainda em 2014, a ação já ultrapassou a marca de mais de 20 mil acolhimentos.

 

– O trabalho é feito em conjunto com a Secretaria municipal de Desenvolvimento Social. Estas pessoas são direcionadas diariamente aos abrigos da Prefeitura. Muitas nasceram na cidade do Rio e há aquelas que vêm de outras cidades do estado ou mesmo de outras localidades do país – contou o coordenador da operação, capitão Mairon Bandeira.

 

 

 

Pessoas de diversas idades procuram os profissionais da equipe de assistência social do Governo do Estado com o intuito de conseguir abrigo, tratamento para dependência química, orientação para a expedição de documentos e encaminhamento para vaga de emprego. A escuta daqueles que, muitas vezes, passam por situações de penúria, entre outras dificuldades, é a principal forma de entendimento das situações enfrentadas por quem saiu de casa ou mesmo de cidade.

 

– Aqui, na base da operação, estas pessoas que se enquadram no perfil de vulnerabilidade social são atendidas individualmente, cadastradas e encaminhadas para o acolhimento ou centros de recuperação. A maioria nos procura para ir para os abrigos – explicou a assistente social do Governo do Estado, Simone Sarmento.

 

 

 

O grupo de assistentes sociais da Operação Lapa Presente tem realizado palestras de orientação, quinzenalmente, às segundas- feiras. Os temas abordados são autoestima, valorização da vida, mercado de trabalho, importância da documentação, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), entre outros assuntos. Um lanche é servido após os encontros.

 

– Trazemos sempre um profissional convidado que possa falar sobre algum tema relevante para este público. Queremos conscientizá-lo e orientá-lo- ressaltou a assistente social do Governo do Estado, Jussara Faria de Campos.

 

 

 

Moradores de rua ganham oportunidades

Foi por meio do atendimento feito por esta ação permanente que Marco de Oliveira, de 39 anos, conseguiu um trabalho de auxiliar de limpeza.

 

– Estava numa situação muito difícil, mas graças a Deus consegui um trabalho por conta do encaminhamento feito pelas assistentes sociais daqui da Lapa. Também participo ativamente das palestras e durmo no abrigo. Quero conseguir pagar minhas dívidas e melhorar minha situação cada vez mais – disse Marco.

 

 

 

O trabalho da Operação Lapa Presente é feito de forma integrada com as polícias Civil e Militar, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Guarda Municipal, a Comlurb, a Secretaria Municipal de Conservação, a Rio Luz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

 

Lançada pela Secretaria de Governo para aumentar a segurança dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014.  Desde então, até o dia 4/5 foram presas 4.855 pessoas, sendo 3.077 por posse e uso de entorpecentes, 149 por tráfico de drogas, 97 por porte de arma branca, 24 por porte de arma de fogo, 326 pela prática de roubo, entre outros crimes.

 

 

 

Neste período foram cumpridos 542 mandados de prisão – sendo 27 por homicídio, 241 por roubo, 110 por furto, 63 por tráfico de drogas, entre outros.

 

 

 

Foram realizadas ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 178 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 21.984 ações de acolhimento a moradores de rua.