Em comemoração aos sete anos da Operação Lei Seca, que já retirou das ruas mais de 155 mil motoristas que apresentavam sinais de embriaguez, foi realizada, na segunda-feira, dia 23 de março, uma missa em ação de graças na Igreja da Candelária. Cerca de 400 pessoas participaram da celebração.
– São sete anos de dedicação à população fluminense, contribuindo para a segurança no trânsito e ajudando a preservar vidas. Levamos nossas mensagens de conscientização para mais de 8 milhões de pessoas em todo o estado, abordamos mais de 2,1 milhões de motoristas e recolhemos as carteiras de habilitação de quase 155 mil pessoas alcoolizadas que poderiam provocar acidentes – afirmou o coordenador da operação, tenente-coronel Marco Andrade.
Os presidentes do Detran-RJ, José Carlos dos Santos Araújo, e do Detro-RJ, José Fernando Moraes Alves, órgãos parceiros da Operação também participaram da missa.
Vidas preservadas
Nas ações, foram capturados 134 foragidos da Justiça, 127 veículos roubados foram recuperados e 54 armas de fogo, apreendidas.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de vítimas fatais passou de 59 por 100 mil veículos, em 2009, para 29 por 100 mil veículos, em 2015. Já a quantidade de feridos em acidentes de trânsito foi de 991 pessoas a cada 100 mil veículos, há sete anos, para 653 pessoas, ano passado.
O tenente-coronel Marco Andrade agradeceu a dedicação dos 250 agentes pelo empenho, profissionalismo e dedicação.
– Somos um grande time e protagonistas da marca de redução média de 30% no número de motoristas flagrados embriagados. Os agentes escreveram esta história, provaram que vale a pena perseverar em nossa missão e que é possível cumprir a lei sem o jeitinho brasileiro. Damos diariamente, incansavelmente, aulas de ética e responsabilidade – disse o coordenador da Lei Seca.
Tipo exportação
A Operação Lei Seca já serviu de inspiração para outros estados do Brasil e até para o exterior: 20 delegações brasileiras, entre elas Pernambuco, Acre, Rondônia e Alagoas; e duas delegações internacionais (Venezuela e Espanha) enviaram comitivas ao Rio de Janeiro para “importar” o modelo de gestão da Lei Seca fluminense.
Balanço atualizado
Desde a criação da Operação Lei Seca até a madrugada de domingo (20/03), 2.150.319 motoristas foram abordados, 423.402 foram multados, 83.948 veículos foram rebocados e 145.606 motoristas tiveram a CNH recolhida. Neste período foi comprovada a alcoolemia em 155.002 motoristas.