Início Plantão Rio Lei Seca: número menor de vítimas

Lei Seca: número menor de vítimas

O governo do estado está certo de que o número de pessoas acidentadas este ano no Rio em função da combinação álcool e direção foi bem menor que no carnaval passado, em função da conscientização da população feita pela Operação Lei Seca, desde março de 2009. Os dados do período carnavalesco deste ano em relação aos do ano passado ainda estão sendo consolidados pelo Grupamento de Socorro de Emergência, do Corpo de Bombeiros, mas o subsecretário estadual de Governo, Carlos Alberto Lopes, que coordena a operação Lei Seca, acredita na diminuição de vítimas, conforme comentou em entrevista a uma rádio carioca.

– Noventa e oito por cento das pessoas que fizeram o teste do etilômetro nesses dias foram aprovadas. Isso quer dizer que as pessoas não estão deixando de beber, mas quando bebem não dirigem, utilizando-se de outros meios para se deslocar, como metrô, ônibus, taxis, vans. Isso é o que queremos para continuar a salvar vidas – afirmou Lopes.

O subsecretário disse que as operações continuam nesta semana, embora o Carnaval oficialmente tenha terminado na Quarta-Feira de Cinzas. Equipes também estarão no Sambódromo no sábado, durante o Desfile das Campeãs, para distribuir panfletos, folhetos e como funciona o etilômetro.
– Queremos mostrar que a Lei Seca não é só repressiva, mas, sobretudo, preventiva – conceituou Lopes.

Fonte: Governo do Rio