O bom e velho jornal
Pesquisa do Datafolha afirma que os leitores brasileiros preferem ler a versão impressa de jornais à versão eletrônica. Segundo os dados, 73 milhões de pessoas afirmam ler o jornal em papel, 46% mais que os 50 milhões que preferem a versão eletrônica.
O estudo demonstra que 21 milhões leem o jornal diariamente. Foi levantado também que o acesso à internet, que apresentou um boom entre 2003 e 2010, estagnou e agora gira em torno de 46% no ano de 2011. Foram apontadas algumas razões para a estagnação como a deficiência dos operadores de internet em oferecer serviços em áreas afastadas dos centros urbanos e a concentração do mercado nas mãos de poucos servidores.
Foram questionadas pessoas de 179 cidades no País entre os meses de março e abril deste ano.
Nos EUA
Outra pesquisa realizada pelo Projeto do Centro de Pesquisa Pew para Excelência em Jornalismo apontou que metade dos usuários de tablets nos EUA, em torno de 53%, usa o aparelho diariamente para o consumo de notícias, informa o site journalism.co.uk.
Ler notícias em tablets ultrapassou o tempo gasto em redes sociais, jogos e outros aplicativos e foi apontada como "atividade mais popular" para os usuários de tablets.
Fonte: Portal Imprensa