Início Plantão Rio Leny Andrade faz show gratuito

Leny Andrade faz show gratuito

Leny Andrade é a próxima atração do programa Agora no Ar da Rádio Roquette-Pinto. Considerada um dos maiores nomes do samba-jazz, a cantora carioca se apresenta nesta quinta-feira (05/11), às 12h30, no auditório da 94,1 FM.

A entrada é franca. Para assistir ao show, basta enviar um e-mail para [email protected] ou retirar uma senha na recepção da Roquette-Pinto, que fica na Rua Erasmo Braga, 118, 11º andar, no Centro do Rio. O auditório tem 60 lugares.

Quem não puder comparecer ou quiser ouvir o show mais uma vez pode conferir a gravação no Agora no Ar na próxima quinta-feira (12/10), às 15h, na 94,1 FM ou no site www.94fm.rj.gov.br. As edições anteriores e mais informações sobre o programa também estão disponíveis no portal da emissora.

Trajetória de sucesso
Leny Andrade começou a tocar piano aos seis anos de idade. Aos nove, entrou para o Conservatório Brasileiro de Música e aos quinze já se apresentava como “crooner” de orquestras. Ainda na década de 60, a precoce cantora fez sucesso nas boates Bacará e Bottle““s Bar, no Beco das Garrafas, reduto de boêmios e músicos da bossa nova. Em 1965 alcançou grande sucesso no show "Gemini V", atuando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73.

Depois de uma temporada de sucesso na Argentina, foi para o México, onde viveu por cinco anos. Nos anos 70, gravou discos mais chegados ao samba e à música de vanguarda, como "Alvoroço" e "Leny Andrade". Em 79, lançou o LP "Registro", voltando ao samba-jazz, seara que sempre dominou com maestria. Ao lado de artistas como Dick Farney, Wagner Tiso, Eumir Deodato, Francis Hime e João Donato, Leny Andrade firmou-se como a maior cantora brasileira de jazz, conhecida por sua notável capacidade de improvisação.

Nas décadas de 80 e 90, Leny Andrade dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico "Luz Neon". Dedicou discos a compositores de samba, como Cartola e Nelson Cavaquinho, e lançou também CDs em parceria com instrumentistas de prestígio, como Cesar Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo. Gravou ainda um CD apenas com standards norte-americanos, em ritmo de bossa nova ("Embraceable You"), consolidando seu prestígio internacional.

 

Fonte: Roquete Pinto