Início Destaque LER – Festival do Leitor 2024: De 24 a 28 de junho, no...

LER – Festival do Leitor 2024: De 24 a 28 de junho, no Piér Mauá, Rio de Janeiro

LER – Festival do Leitor volta ao Píer Mauá, em sua 5ª edição, reunindo nomes como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Jr., Ailton Krenak, Eliana Alves Cruz, Geovani Martins, Lazaro Ramos, Marisa Monte, Thalita Rebouças, Elisa Lucinda, Paula Pimenta, Bruna Lombardi, MV Bill, Marco Nanini, Fernanda Abreu,Déborah Colker, Eduardo Bueno, Regina Casé, entre 1.200 dos maiores expoentes das artes, literatura e criação de conteúdo.

Criada para encantar e estimular a leitura e o conhecimento, a LER vem ainda maior do que nos anos anteriores, acontecendo das 9 às 21 horas. O festival distribui atrações em mais de 70 espaços e recebe cerca de 200 mil pessoas, entre estudantes, professores, educadores, leitores, editores, livrarias, entidades governamentais, patrocinadores e público em geral.

A variada programação contempla interesses direcionados a todas as faixas etárias. Reunindo conteúdos literários que vão de histórias infantis aos mais recentes avanços tecnológicos, sendo apresentados através de palcos com apresentações artísticas, saraus literários, debates, contação de histórias, oficinas, intervenções poéticas, peças teatrais, quadrinhos, exposições, homenagens e bate-papos com autores renomados e experiências inéditas.

O Festival do Leitor reforça o poder do livro como instrumento de transformação e deixa ainda mais evidente seu potencial de contribuição e sua diversidade de alcance com o lema “LER para educar, educar para LER”.

Dos quadrinhos à poesia, dos manuscritos aos digitais, dos clássicos às publicações de vanguarda, a 5ª edição da LER atrai os jovens estudantes à cena literária de forma abrangente e democrática, além de oferecer aos participantes uma programação multicultural em torno da paixão transformadora da literatura. A acessibilidade e a inclusão também são pontos fortes do evento, que trabalha em todas as suas edições atividades com leituras em braile, libras e visitas guiadas.

MÚLTIPLAS ATRAÇÕES

Nesta edição, o evento cria uma cidade literária. São 70 espaços com atividades contínuas e simultâneas; 1100 escritores, autores e artistas; dezenas de editoras e livrarias com milhares de livros; peças, oficinas, atrações e intervenções literárias.

O Café do Livro por exemplo, é um dos palcos reservado para bate-papos entre autores com diferentes perspectivas sobre a criação de obras, história, política e identidade. Propõe discussões e serve de vitrine para novos lançamentos dos autores que todo mundo ama. Fica junto à Sala do Educador, onde professores se reúnem para interagir com os autores e escolher seus livros preferidos.

O Palco da Palavra é um espaço democrático de muitas vozes, muita representatividade e muitos destaques. A programação está focada nas artes e artistas que provocam conteúdo com muitos nomes ligados à música, mas que de alguma forma estão atrelados à literatura. Esse é um espaço em que a palavra é livre, leve e solta. Um local para papos entre amigos, que deixa o público interagir livremente.

O Voz & Vez contempla as personalidades que usam suas vozes em prol de uma produção de conteúdo em diálogo estreito com a juventude. Utilizando da linguagem literária e de criação ficcional nas diversas linguagens culturais como música, literatura, audiovisual e produção de conteúdo em rede. Com participação de artistas renomados e de novos autores, trata de conteúdos como Literatura Disruptiva, o Sonho de Ser Escritora, Criação Literária, Filmes e Livros, Romance, Acolhimento e Leitura, Arte de Compor Versos, Como Falar de Luto e muitos outros.

O Jardim Literário apresenta atividades para o público infantil, juvenil e para a família. A programação tem um roteiro em que a literatura é apreciada por todas as idades. Apresenta encontro dos estudantes com autores, leitura de histórias e oficinas de literatura além de um Encontro de Mediadores de Leitura organizado pela Secretaria Municipal de Educação.

O espaço LER em Movimento promove atividades de fomento à leitura e às variadas linguagens, pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural. Disponibiliza ao público os bens culturais e oportunidades de vivenciar por meio de experiências, encontros, palestras, oficinas, saraus e apresentações o fazer artístico, como forma de expressão. O Espaço também apresenta uma extensa programação de acessibilidade.

Toda programação é voltada para a realização de atividades na área artístico e cultural, onde as ações proporcionam vivências de práticas culturais aos participantes através de atividades educativas com os mais variados escritores, cordelistas, músicos, arte-educadores, poetas e artistas das mais variadas linguagens para o público.

Os espaços Geek e Arena Game são destinados a reunir os fãs da cultura pop e geek mainstream, dialogando com a temática nerd que tomou conta das produções literárias, audiovisual, games, RPG, fanfilmes e muito mais.

A Arena Literária traz atrações divertidas e interativas como Palhaçaria e Poesia, o Cordel pra Dedéu, Oficinas, Homem Banda,

E MAIS …

A LER Exposições apresenta um serie de mostras especialmente pensadas para cada espaço do evento entre elas: A Exposição Mulheres Extraordinárias, Espaço Caravela, Homenageando Camões e Exposição Mundo, com replica de lugares famosos usando a literatura para uma viagem por todo o planeta através de experiências de realidade virtual e contação de história.

 

Batalha de Robôs é um show a parte na LER. Além das competições, os alunos terão a oportunidade de construir seus próprios robôs e colocá-los para competir.

A Área de Cordel em parceria com a  Academia Brasileira de Literatura de Cordel homenageia o mês junino. Várias atividades musicais e ativações literária contemplam o espaço com cenografia temática remetendo o visitante para o agreste e a alegria das festas juninas.

O novo espaço, a Floresta dos Livros, abraça a cultura e a literatura indígena. Com uma curadoria desenvolvida pela professora Lucia Tucuju , especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Candido Mendes,de origem indígena do povo Galibi – Marworno, do Amapá, vai oferecer oficinas com elementos da natureza, Carimbó e Literatura Indígena; Melissa Xakriabá, escritora e blogueira carioca, indígena da etnia xakriabá vai ministrar oficina sobre as Histórias Ancestrais; Dauá Puri, músico, contador de histórias e escritor com diversos livros editados apresentará Canto Puri com Violas de Taquara, Ana Kariri, Oficinas de Arte Orgânica;Emiliana Moraes com Histórias Caboclas Ribeirinhas e Lucas Munduruku com Oficinas de Grafismos Indigena. O local promete chamar a atenção do público pela cenografia exuberante e ativações.

O Espaço Africanidades: Ancestralidade Hoje, vem a ser o ambiente por excelência de integração do público da Ler – Festival do Leitor 2024 com a cultura africana e afro-brasileira, expressa em diversas vertentes e proporcionando em sua programação atividades que trazem em si experiências tanto ligadas aos fazeres ancestrais perpetuados até os dias de hoje quanto às manifestações culturais contemporâneas e em pleno diálogo com o mundo globalizado. Voltada especialmente para o público de estudantes da rede pública do Rio de Janeiro, e com atividades voltadas tanto para o público infantil quanto para o juvenil, o Espaço Africanidades vem como uma fundamental ação e contribuição da Ler – Festival do Leitor 2024 oferecendo um belíssimo modelo de cumprimento da Lei 10639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de história e cultura Africana no ambiente educacional brasileiro, oferecendo oficinas performances, contação de histórias, apresentações musicais, vídeos e experiências com a moda africana oferecerão uma vasta vivência em literatura, arte e cultura africanas durante os cinco dias de evento.

O Projeto Rio de Contos propõe uma experiência emocionante com cartas escritas pelo público. Os textos serão expostos e lidos por autores e artistas ao longo do evento.

Muitos outros espaços também serão destaque na LER. Entre eles dois Teatros, peças infantis e infanto juvenil, Sarau LiterárioAcademia Carioca de Letras e o Labirinto dos Livros, espaço destinado para contação de história e interação com público infantil. A programação completa e detalhada está disponível no site  www.lersalaocarioca.com.br

LER no Porto é um encontro sobre livros e ideias diferentes: acolhedor e estimulante. Esta potente amostra reúne Música, Cinema e Artes em torno da Literatura, proporcionando um evento caloroso e inédito, com trocas de ideias e apresentações de grandes nomes para completar seu fim de tarde. Durante as noites dos dias 25, 26 e 27 de junho, além de receber grandes nomes como Krenak e Conceição Evaristo, grandes encontros serão celebrados neste espaço como Elisa Lucinda e Hélio de La Peña, MV Bill e Kmilla CDD, Thiago Lacerda e Monja Coen, Marisa Monte e Eduardo Bueno, Eliana Alves Cruz e Maria Valeria Resende, Marco Nanini e Mariana Filgueiras, Taisa Machado e Fernanda Abreu, Felipe Neto e Tatiana Roque, Gregório e Edgar Duvivier, e muitos outros nomes que juntos criarão um movimento literário de debates variados e exposições enriquecedoras.

PARA PROFESSORES, EDUCADORES E MEDIADORES DE LEITURA

Encontro do Educador LER 2024 é um convite ao autodesenvolvimento, autocuidado, ampliação de repertório e empoderamento, por meio de diversas experiências, incluindo palestras, painéis, rodas de conversa, talk shows, música, teatro e contação de histórias. Autores, músicos, artistas, educadores, especialistas, arteterapeutas e psicólogos compartilharão suas perspectivas e experiências.

Será é um espaço pensado para professores, diretores, mediadores de leitura e demais profissionais da área de Educação. A programação conta com diferentes autores e profissionais de áreas diversas e multidisciplinares. Com cinco dias de duração e acontecendo simultaneamente à LER – Festival do Leitor, entre os dias 24 e 28 de junho, das 09h às 18h, o Encontro LER do Educador reforça o pilar do livro como instrumento de transformação.

Dentro do Encontro LER do Educador, o Espaço STEAM abordará a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art e Math em inglês, em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Baseada em projetos, o Espaço STEAM realiza aprendizados por meio de ferramentas práticas e integra os conceitos das 5 áreas de conhecimento ditas acima por meio da transdisciplinaridade.

LEGADO DA LER PARA O ESTADO 

A LER é Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O Festival utiliza diversos mecanismos culturais para promover o acesso da população à leitura e produção textual. Ao visitar o evento e ter a oportunidade de adquirir livros, estudantes e profissionais da educação têm a oportunidade de ampliar o repertório cultural e conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento, fomentando o hábito de leitura e difundindo obras literárias em suas mais diversas formas de manifestação.

Sempre atenta em suas ações, A LER abriu as portas da maior biblioteca do Estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Parque; contribuiu para as Bibliotecas da Rocinha de Manguinhos e tem em sua grade o Encontro do Educador, que reúne professores de todos os níveis de ensino, neste momento em que, mais do que nunca, a educação precisa ser protagonista da nossa história. Aborda temas, ferramentas, ações, projetos e ideias que priorizam a educação voltada especialmente para os personagens principais:  estudantes e professores. “A LER foi criada para estimular a paixão pela leitura desde a infância e traz ainda atrações interativas. Clássicos da literatura viram peças de teatro; músicos e circo encantam os leitores; exposições interativas misturam artes plásticas, audiovisual, moda e tecnologia. É um grande encontro que reúne autores de todas as vozes, livrarias, editoras de todo o país, tecnologia e muito mais”, explica Bruna Reis, diretora da LER.

A LER é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem patrocínio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Ternium (através da Lei de Incentivo à Cultura), Instituto YDUQS e Estácio, Parque Bondinho Pão de Açúcar, Gávea Logística, Estante Virtual e Grupo Urbam (através da Lei do ISS), além de Sesc RJ e Senac RJ como parceiro institucional e educacional, respectivamente, e Pier Space e Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro como parceiro estratégico. Apoio da Imã Editorial e Sinergia Educação. E por fim, realização do Governo Federal.

 

LER – Salão Carioca do Livro, o Festival do Leitor!

Edição Rio de Janeiro

De 24 e 28 de junho de 2024

Local: Píer Mauá, (Armazéns 3, 4 e 5) Porto Maravilha, Rio Janeiro/RJ.

Horários 9h às 18h.

 

COMO PARTICIPAR

Informações completas da Programação e como participar no site www.lerfestivaldoleitor.com.br

Mais sobre a LER 

A LER é um evento literário que teve várias edições de sucesso. A primeira ocorreu em 2016, reunindo 84 mil pessoas, escritores, peças teatrais e oficinas. Na segunda edição, em 2018, o evento reabriu a Biblioteca Parque Estadual, reunindo milhares de alunos, centenas de escritores e oficinas, além de estabelecer parcerias e participações em festivais internacionais. Já a terceira edição, em 2019, recebeu mais de 185 mil pessoas, incluindo milhares de estudantes das redes pública e particular, com 1.100 convidados em diversas atividades. Nesta edição o evento possibilitou a reabertura da Biblioteca Parque do Alemão, fechada desde 2016, e a ocupação do Campo de Santana, ligado por uma passarela à Biblioteca Parque Estadual, um projeto original de Darcy Ribeiro.

Em 2022, a quarta edição tornou-se Patrimônio Imaterial do Estado do Rio, com mais de 256 mil participantes, 1000 autores e 750 atividades durante a semana do evento. As edições contaram também com pré-lançamentos com grandes personalidades como o historiador, professor e escritor israelense Yuval Noah Harari, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e a ativista e escritora paquistanesa Malala Yousafzai, a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel. Dentre os demais ilustradores e artistas convidados das edições, destacam-se Ailton Krenak, Mia Couto, Marina Colasanti, Valter Hugo Mãe, Rodrigo França, Zélia Duncan, Luiz Antônio Simas, Thalita Rebouças, Eduardo Bueno, Vilma Piedade, Lenine, Elisa Lucinda, Pedro Rhuas e Elayne Baeta.

www.lerfestivaldoleitor.com.br

Facebook LER – https://www.facebook.com/lerfestivaldoleitor/

Youtube LER – https://www.youtube.com/@lerfestivaldoleitor

Instagram LER – https://www.instagram.com/lerfestivaldoleitor/

#vempraLER #LERjuntos #amoLER