Início Plantão Brasil Liberdade de imprensa

Liberdade de imprensa

A nova ministra da Secretaria de Comunicação Social, a jornalista Helena Chagas, assumiu o cargo defendendo a liberdade de imprensa e afirmando que continuará a política adotada por seu antecessor, Franklin Martins, de adoção de critérios técnicos para a publicidade oficial e valorização da mídia regional. "Tivemos plena liberdade de imprensa no governo Lula e continuaremos a ter. Esse não é um assunto em questão", afirmou.

A ministra também criticou o que classificou de "cacoete" os rankings feitos por institutos internacionais que apontam defeitos na democracia brasileira. "Temos muitas mazelas, mas somos uma das maiores democracias do planeta", informou Chagas.

De acordo com Helena Chagas a informação é um direito da sociedade e que se insere nas mudanças sociais iniciadas pelo governo Lula. Antes de Helena, Franklin falou de improviso para elogiar o trabalho de sua equipe. Na avaliação dele, a relação tensa entre imprensa e governo faz parte da democracia. Franklin aproveitou para criticar os que atacaram a criação da TV Brasil. Sem citar nomes, ele disse que essas pessoas têm "olhos mesquinhos e preconceituosos, que não percebem que a TV pública é boa em qualquer país".

Franklin declarou que, durante sua gestão, nunca telefonou a nenhum órgão de imprensa para criticar qualquer reportagem. "Quando há erro, cabe ao governo dar a opinião do governo e fazer a disputa política. Isso não diminui ninguém", declarou ele.

Estavam presentes no evento os ministros Nelson Jobim, da Defesa; Alexandre Padilha, da Saúde; Luiz Sérgio, das Relações Institucionais; e Ideli Salvatti, da Pesca.

Fonte: Agência Brasil