A licença de instalação da linha do metrô que ligará os bairros da Gávea a da Barra da Tijuca deverá estar concluída em aproximadamente 30 dias, afirmou a secretária do Ambiente, Marilene Ramos. Segundo explicou, a rapidez se deve ao fato de o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ter aproveitado a licença prévia do projeto, existente desde 2006, para acelerar o processo.
Já a licença para o trecho entre a Praça General Osório, em Ipanema, até a Gávea, que efetivamente permitirá a ligação da Barra com toda a rede do metrô, só deverá ser liberada em um período entre quatro e seis meses. Neste caso, de acordo com a secretária, não havia licença prévia para o trecho. A existente previa a ligação da Gávea com Botafogo e não com Ipanema.
– Quando o consórcio responsável pelo projeto e a Secretaria de Transportes nos encaminharem os documentos para instalação do novo trajeto daremos prioridade – antecipou Marilene Ramos.
A instalação do metrô nesses bairros, segundo previsão da secretária do Ambiente, provocará impactos de tráfego e de vizinhança. O Inea também avalia a necessidade de disposição do material que resultará das escavações, uma vez que alguns trechos do ramal serão totalmente subterrâneos.
As obras da Linha 1 que estenderão a malha da Praça Saens Peña, na Tijuca, até a Praça General Osório, em Ipanema, devem estar concluídas em dezembro próximo. O projeto ainda prevê ligação deste ponto com estações na Praça Nossa Senhora da Paz, também em Ipanema, no Jardim de Alah, no Leblon, e, depois, na Praça Santos Dumont, na Gávea.
O secretário de Transportes, Julio Lopes, planeja iniciar até dezembro próximo as obras da Linha 4, que começa na Gávea e terá ligações com mais duas estações, uma em São Conrado e outra no Jardim Oceânico, na Barra.
– Pretendemos começar a obra no sentido Barra-Gávea. A ideia é que a gente possa organizar a instalação dos canteiros na Barra e em São Conrado ainda este ano – finalizou Julio Lopes.
Fonte: Por Ascom da Secretaria do Ambiente