Início Plantão Brasil Líder do PT defende votação dos royalties dia 19 de setembro

Líder do PT defende votação dos royalties dia 19 de setembro

 

 

Depois de muito impasse, os líderes da Câmara dos Deputados reunidos com o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), fecharam acordo para votar vários projetos dia 19 de setembro. O Congresso está sob regime de Esforço Concentrado – funciona uma semana sim, outra não, em função das eleições municipais.

 

O primeiro projeto a ser votado será o Plano Nacional de Educação (PNE). Pelo acordo, no dia 18 o plenário da Câmara fará comissão geral para debater o PNE, os recursos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e a votação do recurso no dia seguinte. O líder petista, deputado Jilmar Tatto (SP), confirmou a comissão geral para debater o PNE no dia 19 de setembro e propôs, a votação vinculada aos royalties.

 

O projeto é polêmico, gera queda de receita para ES e Rio, e a votação tem sido sistematicamente adiada por falta de consenso. O petista defende a destinação de recursos dos royalties do petróleo para a educação, para assegurar o percentual de 10% do PNE. “Deveríamos vincular esse tema aos dos royalties e votar junto. Assim, fazemos do limão uma limonada”,disse Tatto. “Conseguimos acertar a data para a votação do recurso do PNE no dia 19 de setembro. No dia 18 vamos fazer comissão geral para debater o tema e, no dia 19, vamos garantir a votação do recurso e o envio ou não do projeto diretamente ao Senado para garantir os 10 % do PIB para a educação ao longo de dez anos”, disse o líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE).

 

A Câmara também vai votar, nesta semana, duas medidas provisórias e os projetos de lei que tratam de execução penal, já aprovado pelo Senado, e o que acaba com 10% da multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que foi instituída para a criação de um fundo.

 

Com informações da Agência Brasil