Início Plantão Mundo Líderes discutem bloqueio aéreo sobre a Líbia

Líderes discutem bloqueio aéreo sobre a Líbia

O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, reúne-se com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, para discutir a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia. A medida visa a impedir que as forças leais ao líder da Líbia, Muammar Khadafi, avancem nas áreas onde estão os oposicionistas.
 
No sábado (5/3) Juppé disse que a França apoia a proposta feita pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) de criar uma zona de exclusão aérea. O ministro acrescentou ainda que as autoridades francesas estão discutindo um acordo sobre o tema com os britânicos.
O vice-embaixador da Líbia na ONU, Ibrahim Dababashi, que rompeu com o governo do país, defendeu o estabelecimento de um bloqueio aéreo. “Pessoalmente, acho que, neste momento, a zona de exclusão é um passo importante e seu adiamento irá contribuir para que haja mais derramamento de sangue líbio.“
 
Dabbashi afirmou que a ONU pode vir a apoiar uma resolução impondo uma zona de exclusão aérea, se for formalmente solicitada pelo Conselho Nacional da Líbia, formado por forças oposicionistas. O governo brasileiro informou que só apoiará medidas em relação à Líbia com o aval das Nações Unidas.

Fonte: Agência Brasil