Início Plantão Barra Lied Ballet by Thomas Lebrun no Teatro Bradesco Rio

Lied Ballet by Thomas Lebrun no Teatro Bradesco Rio

lied

Pela primeira vez no Brasil, o transgressor Lied Ballet, criado pelo coreógrafo Thomas Lebrun, aborda uma forma de dança livre, que aceita diferentes influências e abre um leque de possibilidades coreográficas. Uma dança que desafia dicotomias entre clássico e contemporâneo, preciso e abstrato, e tenta encontrar o seu próprio lugar nas entrelinhas. As apresentações no Brasil, com realização da Opus Promoções e Ministério da Cultura, acontecem dias 5 de outubro, no Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ); 7 de outubro, no Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS) e 11 de outubro, no Teatro Bradesco (São Paulo/SP). O Lied Ballet integra a Programação do FranceDanse Brasil 2016. 

 

 

O espetáculo, apresentado em três atos, une duas grandes referências do período romântico em roupagem atual: o Lied, palavra de origem alemã e de gênero neutro, que representa a música erudita cantada sobre poema estrófico, e o Ballet. Os temas românticos Lieder são transformados em movimento, criando uma escrita coreográfica que começa com mímica e termina em abstração. No final, tudo se conjuga em um grande coro desafiando gêneros e categorias, expressando fundamentalmente a confiança do artista no corpo dançante. Convidado para a 68ª Festival d’Avignon, com o majestoso cenário de Cloître des Carmes, ele fez Lied Ballet, uma peça em três atos para oito bailarinos, um tenor, e um pianista, em julho de 2014.

 

 

 

No palco são oito dançarinos que, juntos, fazem de si um legado coreográfico e musical, afirmando-se, como Thomas Lebrun descreve, “Não tanto como criadores, mas como fabricantes, atores, reatores, transmissores de uma história que não podemos controlar, que nos carrega e nos alimenta”. 

 

Thomas Lebrun está no Brasil para apresentar seu novo trabalho, Avant toutes disparitions, no Théâtre National de Chaillot, em maio de 2016. Ele tem sido o diretor do Centre chorégraphique national de Tours desde de janeiro de 2012.

 

Ficha Técnica:

 

Coreografia: Thomas Lebrun

Bailarinos: Maxime Camo, Anthony Cazaux, Raphaël Cottin, Anne-Emmanuelle Deroo, Anne-Sophie Lancelin, Matthieu Patarozzi, Léa Scher, Yohann Têté

Músicos: Alban Berg, Gustav Mahler, Giacinto Scelsi, Arnold Schönberg

Música da cena original: David François Moreau

Iluminação: Jean-Marc Serre

Gerente de Iluminação: Xavier Carré

Som: Mélodie Souquet

Figurinista: Jeanne Guellaff

Figurinos feitos por: Jeanne Guellaff, Sylvie Ryser

 

Produção: Centre Chorégraphique National de Tours

Coprodução: Festival d’Avignon, Maison de la danse de Lyon, Les Quinconces-L’espal, scène conventionnée du Mans, La Maison de la Culture de Bourges, scène nationale, Scène nationale de Besançon, La Rampe-La Ponatière scène conventionnée – Échirolles, Association Beaumarchais – SACD

Residência: Scène nationale de Cavaillon

Produzido com o apoio de Région Centre-Val de Loire e SPEDIDAM

 

O Centre chorégraphique national de Tours patrocinado pelo Ministério da Cultura e Comunicação – DGCA – DRAC Centre-Val de Loire, City of Tours,  Région Centre-Val de Loire, e o Conseil Départmental d’Indre-et-Loire. O Centre chorégraphique national de Tours foi patrocinado pelo l’Institut français para suas turnês internacionais.

 

 

Realização: Opus Promoções e Ministério da Cultura

 

Produzido com o apoio de l’Institut Français, Région Centre-Val de Loire e SPEDIDAM

Duração: 70 min.
Classificação: Livre

ZAFFARI e TRAMONTINA apresentam LIED BALLET em Porto Alegre

 

LIED BALLET BY THOMAS LEBRUN

Dia 5 de outubro, no Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro/RJ)
Dia 7 de outubro, no Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre/RS)
Dia 11 de outubro, no Teatro Bradesco (São Paulo/SP)

 

RIO DE JANEIRO (RJ)
Dia 5 de outubro
Quarta-feira, às 21h
Teatro Bradesco Rio (Avenida das Américas, 3900 – loja 160 do Shopping VillageMall – Barra da Tijuca)

www.teatrobradescorio.com.br