Início Plantão Barra Ligação Barra-Guaratiba começa em Junho

Ligação Barra-Guaratiba começa em Junho

O TransOeste, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Guaratiba, receberá investimento de R$ 631 milhões nas obras que incluem a abertura do Túnel da Grota Funda, antiga reivindicação da população. A previsão é que a via comece a ser construída em junho e seja finalizada em
dois anos.

Atualmente, o trajeto Santa Cruz–Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 quilômetros de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Com a construção do TransOeste e a implantação de BRTs, esse percurso será de 38,5 quilômetros, e o tempo de viagem cairá para 60 minutos.

Para a implantação do sistema BRT, a Avenida Dom João VI (antigo trecho da Avenida das Américas) terá uma parte duplicada, com faixa exclusiva para o transporte público. Haverá também a implantação desta faixa exclusiva para ônibus na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes.

Além da integração com as linhas tradicionais de ônibus e com o sistema ferroviário, a construção de bicicletários permitirá a integração ao sistema cicloviário.

 

Fonte: Secr Municipal de Obras