Início Plantão Rio Light expõe carros com energias sustentáveis

Light expõe carros com energias sustentáveis

A Light apresentará seus dois principais projetos de mobilidade sustentável para centros urbanos – um carro híbrido e um carro elétrico – no Challenge Bibendum 2010, que será realizado até 3 de junho, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
 
Esta é a 10ª edição do evento mundial promovido pela Michelin e pela primeira vez ele é sediado em uma cidade do hemisfério sul. Em sua programação, estão palestras, mesas redondas e debates sobre novas tecnologias da indústria automobilística, além de ralis e test-drives com os veículos em exposição.
 
O carro híbrido e o carro elétrico da Light poderão ser testados pelos participantes inscritos no evento. O público em geral poderá ver os dois modelos no desfile que será realizado no dia 3 de junho, ao longo do Aterro do Flamengo. Ao final, os veículos ficarão em exibição, estacionados em frente ao Porcão.
 
 
Economia e sustentabilidade
 
A Light é uma das líderes em seu setor de atividade no desenvolvimento de energias alternativas aos veículos de combustão interna e esteve empenhada nos últimos anos na realização desses dois grandes projetos: o carro híbrido, modelo Toyota Prius, e o carro elétrico, da linha Palio Weekend da Fiat. Incorporados à frota da Light em 2009 e 2010, os dois veículos vêm apresentando excelente desempenho.
 
O carro híbrido gasta apenas 4,3 litros a cada 100 km rodados na cidade, sendo considerado um dos automóveis mais econômicos do mercado. Além disso, o mix de consumo da energia da bateria e do motor à combustão permite reduzir em 89% as emissões de CO² na atmosfera, na comparação do protótipo a um veículo movido à gasolina. O veículo participará do rali para carros de passeio que faz parte da programação do Challenge Bibendum no domingo, 30/5.
 
O carro elétrico, por sua vez, tem autonomia para percorrer 120 Km com sua bateria totalmente carregada, o que leva de 6 a 8 horas. Seu projeto é resultante de um convênio com a Itaipu Binacional e um pool de empresas, incluindo a Cemig, e está inserido em um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento realizado em parceria com a UERJ, em andamento.
 
Pesquisadores da universidade compararam o carro elétrico com um grupo de 1.200 veículos à combustão da frota da Light e verificaram que as despesas anuais com combustíveis seriam reduzidas a um terço com o novo modelo. Outra constatação do estudo é que 100 carros elétricos evitariam, ao longo de dez anos, a emissão de 4,43 toneladas de CO², entre outros gases, propiciando uma considerável melhoria da qualidade do ar.

 

Fonte: Light