Início Plantão Barra Light identifica furto de energia no restaurante Galeto Maneiro, em Jacarepaguá

Light identifica furto de energia no restaurante Galeto Maneiro, em Jacarepaguá

 

Durante trabalho de inspeção realizado nessa quinta-feira (22/11), em Jacarepaguá, equipe de técnicos da Light identificou fraude no medidor de energia do restaurante Galeto Maneiro, na Estrada do Tindiba, 67A , no Pechincha. O medidor do estabelecimento tinha sistema de furto por controle remoto, que interrompia o registro do consumo de energia. Dessa forma, o aparelho de medição deixava de registrar até 60% do consumo real, que, nesse caso, equivale a energia de cerca de 60 residências, ou 240 pessoas. Assim que foi identificada a fraude no aparelho de medição, policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados foram chamados e o gerente do local foi encaminhado para prestar esclarecimentos. O dono do restaurante vai responder por furto de energia, conforme previsto no artigo 155 do Código Penal.

 

 

A Light mantém uma rotina diária de inspeções no combate ao furto de energia. Em ações simultâneas realizadas ontem, foram identificadas 140 fraudes e irregularidades em bairros das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro, além da Baixada Fluminense.

 

 

 

No Rio, 44 equipes inspecionaram 185 residências em Campo Grande e em Coelho Neto, detectando 55 irregularidades. Já no município de Nova Iguaçu, 52 equipes constataram 85 casos de irregularidades, após vistorias em 236 unidades consumidoras em bairros como Santa Efigênia, Luz, Moquetá, entre outros.

 

 

 

A companhia ressalta que o furto de energia, conhecido como “gato”, é crime com pena de 1 a 4 anos de prisão e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica. 17% da conta de luz é onerada pelo repasse da energia furtada. Outro tipo de ocorrência que pode ser ocasionada com tal prática são incêndios que podem ultrapassar a unidade consumidora que furta e atingir outros comércios e residências próximas.

 

 

 

A Light informa que, para quem quiser denunciar suspeitas de furto de energia ou qualquer movimentação estranha próxima à rede elétrica da companhia, disponibiliza canais de atendimento: Disque-Light Emergência, que funciona 24h por dia no número 0800-021-0196, ou ainda pela Agência Virtual (www.light.com.br) ou Redes Sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes).

 

Assessoria de Imprensa