O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, pediu hoje agilização para firmar convênio entre o Governo do Estado, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro (Agenersa) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para descentralizar funções da autarquia federal. O objetivo é transferir para a Agenersa a responsabilidade pela fiscalização da Light, acompanhando mais de perto a prestação de serviços.
A ação é uma resposta às interrupções no fornecimento de energia que vem ocorrendo na área de concessão da empresa nas últimas semanas. Com isso, a Agenersa poderá, inclusive, acompanhar e avaliar o plano de investimento para a rede de distribuição da companhia.
– Já pedi agilização do processo e vou me reunir com o presidente da Agenersa para estabelecer um cronograma para que a agência assuma o mais rapidamente possível a fiscalização dos serviços da Light, que hoje é realizada pela Aneel – explicou Bueno.
O problema foi tema de reunião hoje entre Bueno e o presidente da Light, José Luis Alquéres. De acordo com o executivo da empresa, as falhas no fornecimento de energia têm três razões principais: aumento da demanda além do previsto – 10% a mais em comparação com novembro de 2008 –; onda de calor, quando o Rio registrou uma das semanas mais quentes do ano; e fortes chuvas, que resultaram no alagamento de galerias subterrâneas.
A descentralização de parte das funções da Aneel não inclui responsabilidade pela homologação de tarifas. Dessa forma, os reajustes continuarão sendo competência da autarquia federal.
Fonte: Gov. Estado