A prefeitura do Rio acredita que a limpeza das ruas da cidade, que foram tomadas por lama, detritos e lixo após as fortes de chuvas desta madrugada, seja concluída ainda hoje (6). De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, os trabalhos preventivos realizados pela prefeitura amenizaram as consequências da chuva.
“O importante é que a prefeitura lançou um trabalho preventivo, vinha trabalhando essas áreas na manutenção correta da drenagem e pôde intensificar esses trabalhos ao longo da noite para que a cidade pudesse amanhecer com todas as suas principais vias de circulação desimpedidas. Nós fomos bem-sucedidos nessa tarefa e, ao longo do dia, ainda temos trabalho a fazer. Há ainda regiões com alguns problemas e essa operação de rescaldo será concluída na parte da tarde”, afirmou o secretário.
Segundo Osório, a área mais atingida pela chuva foi a zona norte do Rio. Além dos alagamentos, foram registradas quedas de árvores e muros em diversos pontos da cidade. De acordo com o secretário, a prefeitura vai dar continuidade ao trabalho de prevenção para o verão deste ano.
“Estamos trabalhando a drenagem de maneira intensa por todo esse período. Temos realizado diariamente o nosso programa integrado de manutenção da drenagem com ótimos resultados. Esse programa não parou no inverno, ele segue em atuação desde março deste ano e seguiremos trabalhando de maneira intensificada agora no verão”, disse.
O fornecimento de energia na cidade também foi prejudicado com a chuva. A Light informou que suas equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço em trechos de ruas dos bairros Barra da Tijuca, Botafogo, Irajá e Piedade. A concessionária ainda registrou ocorrências em ruas dos municípios de Duque de Caxias, Barra do Piraí e Três Rios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva, de moderada a forte com trovoadas e rajadas de vento ocasionais, em áreas isoladas do estado.
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro informou que não recebeu nenhuma chamada nesta madrugada, apesar da intensa chuva na cidade.
Fonte: Ag Brasil