Início Plantão Rio Limpeza na Praça Nossa Senhora da Paz

Limpeza na Praça Nossa Senhora da Paz

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes está realizando a limpeza do lago da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul da cidade. 
Antes do esvaziamento total do lago, que deve durar mais dois dias, é necessário retirar as tartarugas, em operação realizada com apoio de biólogos e tratadores da Fundação RioZôo, para garantir o bem-estar nos animais, que ficarão no Zoológico do Rio até a conclusão do trabalho. Estima-se que atualmente existam cerca de 200 tartarugas no lago da Praça Nossa Senhora da Paz e, para evitar a super população desses animais, parte deles ficará sob os cuidados do Ibama. Os peixes da espécie tilápia também estão sendo retirados e ficarão temporariamente nos lagos da Praça Paris, na Glória, e da Praça General Tibúrcio, na Urca. 
A equipe de limpeza é formada por 30 homens e tem apoio da Comlurb para a retirada da lama e sujeira do fundo do lago, que tem 200 metros quadrados. A conclusão da operação e devolução dos peixes é prevista para final do mês de outubro. 
O lago da Praça Nossa Senhora da Paz, criado pela artista plástica Lúcia Guerreiro, foi inaugurado em 1992. Esta é a primeira vez em 20 anos que uma operação de limpeza é realizada no local.

Fonte: Prefeitura do Rio