![Foto: Moreira Mariz/Agência Senado](https://aibnews.com.br/wp-content/uploads/2012/12/lindberg.jpg)
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (4), a edição pela presidente Dilma Rousseff da Medida Provisória 592/2012 que destina integralmente os recursos dos royalties dos contratos futuros para a exploração de petróleo à educação, já a partir do ano que vem.
Na avaliação do senador, a decisão da presidente será fundamental para dar sustentabilidade ao desenvolvimento do país no longo prazo.
— A decisão corajosa e histórica [da presidente Dilma] de investir royalties do petróleo em educação representa a decisão de incluir nossa nova classe média e o país nas utopias do futuro — disse.
Citando caso de países ricos em reservas de hidrocarbonetos como o Catar e a Venezuela, que não souberam aplicar a riqueza proveniente da extração de petróleo, Lindbergh disse que o Brasil teve a vantagem de descobrir tardiamente suas jazidas, tendo a possibilidade de aprender com os “trágicos erros” dos outros e investir corretamente os royalties do petróleo em educação de modo a gerar um desenvolvimento sustentado.
Ao final de seu pronuciamento, Lindbergh fez um apelo para que os representantes de estados produtores e não produtores no Congresso Nacional celebrem uma grande unidade nacional a fim de que a MP seja aprovada rapidamente.
— Eu tenho certeza que daqui a vinte anos a gente vai olhar para esse passado e dizer que essa foi uma decisão histórica — afirmou.
Agência Senado