Início Plantão Rio Linha 3 do metrô é prioridade do Governo

Linha 3 do metrô é prioridade do Governo

Em entrevista, na manhã de segunda-feira (4/10), o governador Sérgio Cabral, reeleito com 66,08% dos votos, contou, entre diversos assuntos, que levará o metrô para o outro lado da Baía de Guanabara. O entrevistado ainda disse que vai tirar do papel o projeto da barca que fará o trajeto Rio-São Gonçalo. 
 
– A construção da Linha 3 depende do Tribunal de Contas da União. Parece que tudo isto está na iminência de ser resolvido. Devo ter R$ 80 milhões depositados para isto. Eu me comprometi com o trecho Niterói-São Gonçalo. A Petrobras fará um porto em São Gonçalo para abastecer o polo petroquímico de Itaboraí com insumos e a convencemos a ampliá-lo para a barca da Praça XV. Não vejo nada demais em levar a Linha 3 de São Gonçalo a Itaboraí. O leito férreo existe e são poucas desapropriações – falou Cabral. 
 
Sérgio Cabral defendeu que o Governo do Estado teve um avanço positivo na área da educação. O governador afirmou que descongelou o salário dos professores que não tinham aumento há oito anos, e que deu laptops a todos os docentes para que eles se aperfeiçoassem. Cabral informou que a educação avançará ainda mais com o plano de metas do Sistema de Avaliação da Educação (Saerj), para as disciplinas de português e matemática, desenvolvidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 
 
O governador disse que, além de prorrogar a concessão da SuperVia, a linha terá uma sinalização nova, que o mecanismo de segurança será todo trocado e que haverá reforma nas principais estações. Cabral ainda adiantou que toda a frota será refrigerada e o tempo de espera cairá pela metade. O governador declarou que a empresa assumirá o ramal Guapimirim-Saracuruna e levará a linha de Santa Cruz até Itaguaí. 
 
– Sobre a Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), não podemos exigir um grau de controle porque não tinha estrutura nenhuma. Estamos trabalhando para fazer concurso público e convênios com universidades para estudantes de engenharia e administração para ter qualidade – finalizou o governador.

Fonte: Governo do Rio