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LINHA 4: Concluída a escavação dos túneis entre Barra e Leblon

 

 

Uma importante etapa da Linha 4 do Metrô foi concluída nesta quarta-feira (23/9): chegou ao fim a escavação dos túneis entre Barra da Tijuca e Leblon. A junção dos dois túneis está prevista para o fim de dezembro. O Tatuzão segue escavando entre as estações Jardim de Alah e Antero de Quental.

 

Para escavar todo trecho em rocha, foram usadas 3.865 toneladas de explosivos, o suficiente para preparar 161 espetáculos de fogos do Réveillon de Copacabana. O percurso de 10 quilômetros consumiu também 256 mil metros cúbicos de concreto, três vezes mais do que a quantidade utilizada para erguer o Maracanã, em 1950.

 

 

– Fico muito feliz de ver que uma obra tão importante e que foi sonhada por 40 anos está sendo concretizada em cinco anos. Estamos tirando a Linha 4 do papel e mostrando que é possível. Depois de cumprirmos esse desafio, vamos trabalhar muito para manter os 9.200 trabalhadores da Linha 4 empregados. Esse é o nosso compromisso – afirmou Pezão, durante vistoria às obras nesta quarta-feira (23/9).

 

“Caverna”
A seção do túnel sob o Alto Leblon tem 220 metros de extensão e 12 metros de altura. Construída a 35 metros de profundidade, a “caverna” está pronta para receber o Tatuzão, que está escavando em direção à Estação Antero de Quental. Doze dos 16 quilômetros do percurso já estão abertos. No caminho do Tatuzão, falta escavar apenas 1,2 quilômetro até região do Alto Leblon, onde os túneis que vêm da Barra e da Zona Sul vão se conectar. A previsão é que o ‘equipamento chegue à região do Alto Leblon na segunda quinzena de dezembro.

– Estamos seguindo rigorosamente o cronograma e, hoje, cumprimos um marco importante da obra: 100% das escavações da Barra até o Leblon estão concluídas. Nesse momento, o Tatuzão está escavando entre as estações Jardim de Alah e Antero de Quental, mas já podemos ver a parede que será rompida por ele para a junção dos dois túneis, o que deve acontecer no fim de dezembro – detalhou o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

 

Mecanismo inédito na América Latina
Para minimizar o impacto no entorno, o Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB), responsável pelas obras neste trecho, adotou um mecanismo capaz de reduzir os ruídos e vibrações durante as escavações em rocha. Usado pela primeira vez na América Latina em construção de túneis de metrô, o Hand Time Det (HTD) é um acessório para o método New Austrian Tunneling Method (NATM) – drill and blast, de detonações controladas. Ele substitui o tradicional cordel detonante, o que diminui os efeitos de deslocamento do ar, causando menor sensação de vibração e ruídos.

Principal legado dos Jogos Olímpicos para a população, a Linha 4 do Metrô será a principal opção de transporte para o público que sairá do Centro da cidade ou das zonas Sul e Norte para os locais de competição na Barra da Tijuca.

A recomendação, segundo Osorio, é utilizar a Linha 4 do Metrô até a estação Jardim Oceânico e fazer a conexão com o BRT que segue até o Parque Olímpico e outros locais de competição na Barra.

– A Linha 4 será uma espécie de espinha dorsal da mobilidade nas Olimpíadas, somando-se à Linha 2, que vai atender ao estádio do Maracanã, além do sistema de trens e outros BRTs que atenderão ao Parque Olímpico de Deodoro – complementou Osorio.

Barra-Centro em 13 minutos
A ligação metroviária entre Ipanema e Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em junho de 2016, com o início da operação assistida, fora do horário de pico e com intervalos maiores no fluxo dos trens, para que os últimos ajustes operacionais sejam feitos.

A operação comercial nos mesmos horários das demais linhas do metrô será iniciada em julho de 2016.

A partir do ano que vem, será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

A Linha 4 do Metrô é uma obra do Governo do Rio e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico.

Seis estações serão distribuídas pelo quase 16 quilômetros de extensão: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico.