Início Plantão Rio Linha 4 do Metrô: Alteração viária na Av. Vieira Souto para...

Linha 4 do Metrô: Alteração viária na Av. Vieira Souto para obra de remanejamento de rede da Cedae

A partir de segunda-feira, 02 de março, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) entre Ipanema e Gávea, inicia os serviços para viabilizar um desvio de trânsito na Avenida Vieira Souto, no trecho entre as avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros (canal do Jardim de Alah), sentido Leblon. A alteração viária, que ocorrerá neste ponto a partir do dia 9 de março (próxima segunda-feira), será necessária para a conclusão dos serviços de remanejamento da rede pressurizada de esgoto da Cedae, por conta da construção da Estação Jardim de Alah.

 

 

 

Nesta primeira fase, os colaboradores farão a retirada das pedras portuguesas e do granito do meio fio da calçada, que será desfeita para a construção de duas faixas de rolamento provisórias. No dia 09/03, então, as três faixas da Avenida Vieira Souto serão ocupadas para a realização do remanejamento da rede, e os motoristas passarão a seguir pelas duas faixas de rolamento provisórias construídas onde hoje existe a calçada. O prazo de conclusão deste serviço é de aproximadamente seis semanas.
O desvio do trânsito foi definido em conjunto com a CET-Rio. Neste período, os pedestres precisarão atravessar a Vieira Souto e seguir pelo calçadão. A sinalização será realocada e operadores de tráfego darão apoio a motoristas e pedestres. Com a conclusão do remanejamento da rede e a recomposição da via, o trânsito volta à Avenida Vieira Souto e a calçada será refeita. As pedras portuguesas e o granito do meio fio serão guardados para serem recolocados no local de origem ao final da obra.   

 

 

 

Atendimento à população

Para dúvidas ou informações, a Linha 4 do Metrô conta com atendimento pelo telefone 0800-0210620 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h). A ligação é gratuita. A população também pode se dirigir às Centrais de Atendimento à Comunidade, próximas aos canteiros de obra, em Ipanema e no Leblon (veja abaixo os endereços).

 

 

Centrais de Atendimento à Comunidade:
 
Jardim de Alah – Av Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Visconde de Pirajá
 
Antero de Quental – Praça Antero de Quental
 
Igarapava – Avenida Ataulfo de Paiva, em frente à Praça Cazuza
 
Nossa Senhora da Paz – Praça Nossa Senhora da Paz, em frente à Rua Visconde de Pirajá
 
Trailer na Rua Barão da Torre (próximo à Rua Vinícius de Moraes)
 
Estação Interativa: Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao número 365 (Jardim de Alah) 

* Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado das 9h às 16h. 

 
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A ligação metroviária entre Ipanema e a Barra da Tijuca estará à disposição dos passageiros em julho de 2016, com a operação comercial da nova linha nos mesmos horários das demais linhas do metrô. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Pavuna até a Barra da Tijuca, pagando apenas uma tarifa.