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Linha 4 do metrô: Implantação de sistemas de energia avança

 

Na primeira fase das instalações, realizada em fevereiro deste ano, os cabos foram lançados entre as estações Botafogo e Cantagalo, somando 26,1 quilômetros de extensão para conectar os sistemas das duas linhas. O serviço também foi concluído nos túneis da Linha 4 entre a Barra da Tijuca e São Conrado. 

 

 

 

Todos os cabos necessários para a instalação da Linha 4 já foram adquiridos. No total, em todo o trecho, serão necessárias 370 bobinas com 100 quilômetros de cabos. Elas têm aproximadamente 300 metros de cabo, cada uma, e pesam 2,5 toneladas.

 

 

 

Na primeira fase, para conexão do sistema com a Linha 1, o trabalho era feito durante a madrugada, quando as composições estavam fora de operação e a linha podia ser desenergizada, no período entre 2h e 4h30 da manhã. As bobinas eram levadas para os túneis em pranchas ferroviárias, puxadas por um trackmobile – espécie de minilocomotiva. Cerca de 30 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas, participaram da instalação do cabeamento, que tem oito centímetros de espessura e 8,3 kg por metro. No trecho entre Botafogo e Cantagalo, foram utilizadas 87 bobinas.

 

 

 

Nos túneis da Linha 4, o lançamento de cabos ocorre nos três turnos. Além desta implantação de sistemas, estão sendo realizados serviços de infraestrutura no interior das estações da Linha 4 em construção, com trabalhos de instalações elétrica e hidráulica, de ventilação e de sistemas eletrônicos.

Subestações

A Linha 4 do Metrô contará com duas subestações de energia (SSPs): a de Botafogo está sendo reformada e a de São Conrado foi concluída e recebeu dois transformadores, cada um com cerca de quatro metros de altura e 75  toneladas.

 

Essas duas subestações vão alimentar dez subestações retificadoras (SSRs), de tração, que fornecerão energia para o trem se locomover (terceiro trilho). Três das SSRs já estão sendo construídas. As SSPs ainda atendem 14 subestações auxiliares (SSAs), que alimentam todas as utilidades necessárias para a operação do metrô, como iluminação de túneis e estações, tomadas, aparelhos de ar-condicionado e sistemas de ventilação e de exaustão.