Início Plantão Barra Linha 4 do Metrô Rio tem 75% das obras concluídas

Linha 4 do Metrô Rio tem 75% das obras concluídas

Antero de Quental

 

A Linha 4 do Metrô é a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina. Quando inaugurada, vai retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico no trecho Barra da Tijuca – Zona Sul.  A partir de 2016, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos. Hoje, o deslocamento é de mais de duas horas.  Esta linha fecha o anel de alta performance dos transportes para 2016.

 

2550097

 

O trajeto da Linha 4 irá fazer a conexão entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e todo sistema metroviário: Zona Sul, Centro e Zona Norte. A linha se conecta aos BRTs da Prefeitura, em especial à TransOeste, que vai da Barra a Santa Cruz e Campo Grande, e à TransCarioca, da Barra até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, interligando a Barra da Tijuca a Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

01 Graça Paes - metro - Linha 4

 

Já foram escavados mais de 12 quilômetros de túneis entre a Barra e Ipanema, faltando apenas 1,3 Km. Dos 32 Km de via permanente, por onde passarão os trens neste trecho, nos dois sentidos, há trilhos instalados em 16 Km. Quatro estações estão completamente escavadas e em fase de acabamentos: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental e Nossa Senhora da Paz. Na Estação Jardim de Alah, no Leblon, que recebeu o Tunnel Boring Machine, o Tatuzão, no último dia 10 de julho, os colaboradores constroem o último acesso de passageiros. Este é o maior legado que o Rio de Janeiro vai ganhar com as Olimpíadas de 2016. Serão 300 mil pessoas transportadas a cada dia, a partir de julho de 2016.