Início Plantão Rio Linha 4 metrô: Operários vão assistir concerto no canteiro de obras em...

Linha 4 metrô: Operários vão assistir concerto no canteiro de obras em Ipanema, RJ

O canteiro de obras da Estação Nossa Senhora da Paz, da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema), será tomado por notas musicais no início da tarde de sexta-feira, dia 20 de março. Colaboradores do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, vão assistir a um concerto no mezanino da futura estação.

 

 

A Academia Jovem Concertante – idealizada e dirigida pela pianista Simone Leitão e regida pelo violinista Daniel Guedes – vai apresentar composições como Onça e Passarinho e Olho D’Água, de Paulo Jobim – filho do mestre Tom Jobim –, que fará uma homenagem ao Rio e sua beleza natural; Sinfonia Nº 4 em Dó Menor D417 “Trágica”, Schubert; e Concerto para Piano e Orquestra Nº 5 – Imperador; de Beethoven.

 

 

Este será o terceiro concerto da Academia Jovem Concertante – composta por 36 jovens músicos – em um canteiro de obras da Linha 4 do Metrô. Em agosto passado, colaboradores da futura Estação Antero de Quental tiveram a oportunidade de ter contato com a música erudita. Na ocasião, os trabalhadores se encantaram com a Pequena Serenata, de Mozart; Noneto para Cordas e Sopros, de Spohr; Octeto, de Mendelssohn; e Mourão, de Guerra-Peixe. Em 2013, a apresentação aconteceu na Central de Concreto da Linha 4 do Metrô, no terreno do 23º BM (Leblon).

 

 

Este ano, o concerto principal da Academia Jovem Concertante ocorre no dia 24 de março, na Sala Cecilia Meireles. Também estão programados concertos itinerantes para operários de outras obras da cidade, uma contrapartida social do projeto Academia Jovem Concertante, patrocinado pela Odebrecht Infraestrutura. Além do Rio de Janeiro, o projeto ainda passa pelo Maranhão em abril, e São Paulo em agosto. Para neutralizar o carbono pelas atividades e traslados do projeto, serão plantadas 1.500 mudas de árvore pelo Instituto Nacional de Florestas. 

 

 

Academia Jovem Concertante

A Academia Jovem Concertante, projeto que tem direção artística da pianista Simone Leitão e regência do violinista Daniel Guedes, estreou em 2012 com uma turnê que percorreu sete estados brasileiros. A AJC é um trabalho intensivo de repertório orquestral variado, que visa preparar o jovem músico para ser integrante de orquestras importantes do país. Por ser itinerante, o objetivo é levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, e os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos.

 

 

 

SERVIÇO:

Concerto da Academia Jovem Concertante no canteiro de obras da Linha 4 do Metrô

Local: Praça Nossa Senhora da Paz (Ipanema)

Data: 20/03/2015 (sexta-feira)

Horário: 14h

 

 

Assessoria de Imprensa da Linha 4 do Metrô