O governador Sérgio Cabral determinou ao Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) que fosse dada prioridade à implantação da linha de ônibus ligando o município de São Gonçalo ao bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Para tanto, o Detro publicou, nesta terça-feira, portaria no Diário Oficial, criando um grupo de trabalho que, no prazo de 90 dias, apresentará estudo de viabilidade técnica para que seja realizada a licitação. Além desta linha, o Detro estuda também a criação do trajeto entre Itaboraí e Maricá, para atender o aumento da demanda de passageiros em função da implantação do Comperj.
Hoje, um grande número de moradores de São Gonçalo, município mais populoso da Região Metropolitana do estado, se desloca em direção à Barra da Tijuca, num percurso casa-trabalho-casa que consome cerca de oito horas. Após a apresentação do levantamento técnico, o Detro pretende lançar o edital de licitação, nos mesmos moldes da concorrência realizada para a criação das linhas que ligam nove municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, que já estão em circulação.
– O governador Sérgio Cabral está sensível às demandas da população e, por isso, nos solicitou prioridade na solução desta questão de os moradores de São Gonçalo, que se dirigem diariamente para a Barra da Tijuca, perderem grande parte do seu dia na viagem. Isso sem falar no alto gasto com as passagens já que para cumprir este trajeto é necessário fazer baldeação. Estamos empenhados em concluir os estudos e, comprovada a viabilidade da linha, realizaremos a concorrência o mais rápido possível – afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
Maricá-Itaboraí – O governador Sérgio Cabral também determinou ao Detro rapidez na criação de uma linha de ônibus ligando os municípios de Itaboraí e Maricá. A medida é para atender a nova demanda de passageiros gerada pela implantação do Pólo Petroquímico de Itaboraí. Em ambas as linhas, o objetivo é oferecer maior conforto aos usuários e diminuir seus custos.
Em junho passado, o Detro concluiu a licitação das linhas de ônibus que hoje ligam a Barra da Tijuca aos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé. Esta foi a primeira concorrência pública da história realizada para a permissão no setor dos transportes da Região Metropolitana com outorga remunerada para o Estado. Com esta ação, a adminstração estadual arrecadou cerca de R$ 40 milhões os quais estão sendo revertidos em obras e melhorias voltadas para a segurança e maior fluidez no tráfego. As nove linhas implantadas entre Baixada Fluminense e Barra da Tijuca beneficiam uma população de cerca de 3.537.000 habitantes.
Fonte: Detro