Todos os estudantes que se sentirem lesados com as falhas no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM podem entrar em contato com o próprio ministro da Educação, Fernando Haddad. Nesta quarta-feira, 17, pela manhã, ele participa de uma audiência pública na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, para falar sobre o exame, e a participação dos alunos será possível devido a um projeto piloto de participação popular, por intermédio de e-mail, em audiências públicas promovidas pelas comissões da Casa.
De acordo, com o projeto, qualquer cidadão poderá enviar perguntas para o e-mail : [email protected] a partir desta terça-feira, dia 16 de novembro. As perguntas dos internautas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam fazer os questionamentos aos convidados durante o debate. Isso porque, pelas regras da Câmara, apenas os deputados têm direito ao uso da palavra em audiências públicas.
De acordo com o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, a Câmara tem encontrado, ao longo dos últimos anos, muitas formas de estreitar o contato com a sociedade. “É muito importante que as pessoas que estão longe do Congresso possam contribui com o que ocorre aqui dentro. Pedimos aos internautas que exercitem sua cidadania e contribuam com seus conhecimentos específicos, enviando suas perguntas”, declarou Sampaio. O secretário-geral da Câmara, Mozart Vianna, também salientou que a iniciativa da Agência Câmara é importante para aproximar a sociedade do Parlamento: “Essa é mais uma iniciativa muito boa de interação entre o cidadão e a Casa. É a Câmara, mais uma vez, chegando mais próxima do cidadão e abrindo espaço para que ele também possa participar dos trabalhos, esteja onde estiver”, ressaltou Vianna.
As audiências públicas selecionadas, para que os cidadãos possam fazer suas perguntas, serão transmitidas ao vivo pela Agência Câmara (www.agencia.camara.gov.br) e terão cobertura em tempo real.
Fonte: Por Graça Paes – Plantão Barra