Conselheiros Municipais de Saúde e de Meio Ambiente de Rio das Ostras, além de servidores municipais, vão representar a cidade na 1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental da Baixada Litorânea, que acontece em Arraial do Cabo, nos dias 18 e 19 de setembro, de 9h às 18h.
Os representantes de Rio das Ostras vão apresentar as experiências dos projetos e ações do município nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, em prol do desenvolvimento sustentável. Além disso, conhecerão propostas importantes para a cidade e para a região.
O evento traz o lema Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente e tem como tema A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.
A Conferência é dividida entre os eixos: Desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; e Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
Segundo descreve a comissão organizadora do evento, a construção de uma proposta estratégica em saúde ambiental para a região depende da participação e representatividade dos movimentos sociais da cidade, do campo e da floresta, dos trabalhadores formais e informais, do setor empresarial, das entidades de profissionais, acadêmicas e de pesquisa, das organizações não-governamentais e do poder público federal, estadual e municipal.
A proposta estratégica em saúde ambiental pode ajudar ainda na melhoria das trocas de informações e ações intersetoriais para prevenir ou amenizar os vários problemas socioambientais.
Fonte: Governo do Estado do Rio