
Em a “Evolução urbana do Rio de Janeiro”, o professor da UFRJ Maurício de Abreu analisa o papel desempenhado pelo estado e outros agentes na evolução urbana. De acordo com o autor, antes da primeira grande intervenção estatal, empreendida por Pereira Passos, a falta de transportes coletivos e a maioria da população escrava faziam do Rio uma cidade mais concentrada e heterogênea. A elite da época se diferenciava mais pela aparência das casas que pela localização.
Primeira publicação do designer Cláudio Novaes, o livro “Praias Cariocas” traz um roteiro sobre as 71 praias do município, com fotos, mapas de localização e informações sobre acesso e serviços. Cada uma é descrita a partir de um trajeto definido na divisão territorial baseada nos pontos cardeais. A jornada começa pelas praias da Zona Oeste, seguindo pelas da Zona Sul.
Outros títulos merecem destaque, como “Primeira pesquisa sobre condições de saúde e vida dos idosos da cidade do Rio de Janeiro – 2006”, “Censo 1906”, “Geografia Histórica do Rio de Janeiro” e “Rio de Janeiro: Preservação e Modernidade”. A livraria está localizada no térreo do imóvel 52 da Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.